Fale com a gente
SF CONSTRUTORA TOPO ABSOLUTO TOPO 2

Geral

Moradores de Caxias do Sul (RS) relatam tremor de terra

MetSul explicou que fenômeno aconteceu por “acomodação do solo pelo excesso de chuva”

Publicado

em

Foto: TV Cultura.
Providência

Moradores de Caxias do Sul, cidade da região serrana do Rio Grande do Sul que sofreu com mais chuvas, enchentes e deslizamentos neste fim de semana, relataram tremores de terra na madrugada desta segunda-feira (13).  

Segundo informações da empresa de meteorologia MetSul, ocorreu uma “acomodação do solo pelo excesso de chuva”.  

Portal Facebook

“O tremor de terra que atingiu bairros de Caxias do Sul na madrugada não foi um terremoto convencional. Trata-se de acomodação do solo pelo excesso de chuva. Quando chove demais, tais abalos de baixa magnitude ocorrem na Serra. Houve dois episódios em 2023”, explicou.  

Em nota, a prefeitura de Caxias do Sul confirmou a informação. O diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), geólogo Caio Torques, explicou que “o que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já ocorreu no município em outras oportunidades”. 

Também devido ao excesso de chuva nas últimas duas semanas, pode ocorrer a aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água

Conforme o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB), houve três tremores na Serra Gaúcha. O primeiro, de 2,4 graus, à 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, em Caxias do Sul, de 2,3 graus; e o terceiro às 3h03, com a mesma intensidade, em Caxias, tremores sentidos por habitantes dos bairros Jardim América, Universitário, Madureira e Pio X. No ano passado, duas ocorrências semelhantes ocorreram em Caxias do Sul, em julho (bairro Castelo) e novembro (Jardim América). Em 2008 e 2010 o Jardim América também teve tremores de terra.

O Corpo de Bombeiros afirmou que as equipes seguem avaliando os relatos e orientou a população a sair de casa imediatamente no primeiro sinal de tremor ou rachadura.

Com informação Band.

SF CONSTRUTORA TOPO ABSOLUTO TOPO 2
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte