Fale com a gente
Tic Tac

Agronegócio

Aprosoja Brasil pede pressa na emissão de laudos de perdas de soja no Sul

A demora em liberar a área atrasa o plantio da segunda safra de milho

Publicado

em

FOTO: Milton Doria
Imobiliária Maurício Vazquez

A lentidão das seguradoras em atender aos chamados para que os peritos emitam laudo de perdas das lavouras de soja em decorrência da estiagem está prejudicando os produtores da Região Sul do país, diz a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), em nota divulgada nesta terça-feira (22). Diante disso, a entidade pede aos bancos e seguradoras que façam uma ação emergencial para que os laudos sejam emitidos e as área liberadas.

“A demora em liberar a área afetada, embora sejam notórios o evento climático e o prejuízo ao produtor, terá como consequência o atraso do plantio da segunda safra de milho, com perdas irreversíveis de produtividade”, alerta a Aprosoja Brasil.

Portal Facebook

Leia, abaixo, a íntegra da nota:

“A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) tem recebido nas últimas semanas inúmeras reclamações de produtores da Região Sul, em especial do estado do Paraná, sobre lentidão das seguradoras em atender aos chamados para que os peritos emitam laudo de perdas das lavouras de soja em decorrência da estiagem.

A demora em liberar a área afetada, embora sejam notórios o evento climático e o prejuízo ao produtor, terá como consequência o atraso do plantio da segunda safra de milho, com perdas irreversíveis de produtividade, como observado na safra passada, inclusive de plantio fora do período definido no zoneamento.

Neste sentido, a Aprosoja Brasil solicita que os bancos e seus seguradoras promovam uma ação emergencial para que os laudos sejam emitidos e as área liberadas. Só assim a situação se normalizará. Entendemos que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve atuar na mediação da situação, buscando corrigir os atrasos das seguradoras.”

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte