Fale com a gente
refran

Geral

UFPR aprova exigência de passaporte vacinal contra a Covid-19; medida inclui visitantes externos

Em todo o estado, sete universidades já confirmaram exigência para estudantes, professores e servidores. Decisão na UFPR foi tomada nesta quarta-feira (12)

Publicado

em

|Foto: Reprodução/RPC|
Imobiliária Maurício Vazquez

O Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou, nesta quarta-feira (12), a exigência do passaporte vacinal contra a Covid-19 para estudantes, professores, servidores, funcionários terceirizados e demais membros da comunidade acadêmica.

A medida, segundo o Coun, se aplica, inclusive, para comunidade externa, como eventuais visitantes, palestrantes e membros de bancas, por exemplo.

Family Pets

A decisão, que foi unânime, vale para todos os campi da universidade, a maior entre as instituições de ensino superior do Paraná. A deliberação ocorreu em reunião extraordinária, que teve mais de quatro horas de duração.

“Foi uma decisão importante do nosso conselho, foi uma decisão necessária. Ela foi tomada, em primeiro lugar, tomando como base o princípio da autonomia universitária […] foi uma decisão tomada também sob a premissa de que assuntos como vida, saúde, não devem ficar circunscritos a uma falsa discussão de direitos individuais, mas têm que ser consideradas e normatizadas coletivamente”, destacou o reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca.

De acordo com informações da UFPR, pessoas que escolheram não se vacinar terão de apresentar, periodicamente, exames que comprovem resultado negativo da doença nas últimas 72 horas.

Para pessoas que não se vacinaram devido à problemas de saúde, por exemplo, será necessária a apresentação de comprovação médica.

A instituição não informou, ainda, quais serão as eventuais consequências para os não-vacinados que não cumprirem as exigências deliberadas pelo Coun.

Universidades estaduais

Entre as universidades estaduais, 6 já anunciaram que irão exigir comprovação vacinal da comunidade acadêmica. A única exceção, até esta quarta, é a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Entre as federais com sede no estado, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ainda não decidiu se irá exigir comprovação. Quanto a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a instituição disse que não irá exigir comprovação.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte