Fale com a gente
Clube Náutico

Saúde

Atualmente disponíveis em Marechal Rondon, doses da H1N1 podem ser direcionadas a outros municípios

Secretaria Municipal de Saúde orienta os cidadãos que não foram vacinados no ano passado, a procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para receberem a dose contra a gripe. Vacina pode ajudar a conter a H3N2

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
lift training

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon orienta os munícipes que por algum motivo deixaram de tomar a vacina da H1N1 (contra a gripe) no ano passado, a procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para serem vacinados. O imunizante é composto pelos vírus H1N1, H3N2 e a cepa B.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, em torno de quatro mil doses da vacina H1N1 de 2021 estão disponíveis em Marechal Rondon para serem aplicadas nos cidadãos que não tomaram a vacina no ano passado. Por sua vez, quem foi vacinado contra a H1N1 no último ano deve aguardar a vacina a ser liberada neste ano pelo Ministério da Saúde.

Portal WhatsApp

Remanejamento

Embora as doses permaneçam disponíveis em Marechal Rondon, existe a possibilidade de que as quantidades restantes sejam direcionadas a outros municípios para vacinar mais pessoas, mesmo porque o imunizante está dentro do prazo de validade.

Considerando que o Brasil atravessa um surto de Influenza H3N2 e que alguns casos já estão registrados na 20ª Regional de Saúde, que abrange Marechal Rondon, é essencial que os rondonenses que ainda não receberam a vacina da gripe busquem a imunização. Vale destacar que nenhum caso está atribuído a Marechal Rondon.

Unidades de Saúde

A vacina pode ser encontrada nas unidades de saúde da sede e dos distritos, exceto em Bom Jardim e São Roque. Nesses últimos casos, a recomendação é de que a população se desloque às unidades de saúde de Iguiporã e de Margarida.

O atendimento nas salas de vacinação das unidades ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Para receber a dose, basta apresentar documentos pessoais, cartão SUS e carteira de vacinação. O imunizante é aplicado em todas as pessoas com idade a partir dos seis meses.

Contágio 

A transmissão da doença é considerada comunitária, ou seja, o contágio entre as pessoas acontece em um mesmo ambiente, sem possibilidade de saber a origem.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte