Fale com a gente
Imobiliária Bom Negócio

Agronegócio

Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada em 14 estados

Foi registrada escassez de doses em alguns estados

Publicado

em

|Foto: Reprodução|
Cercar 27 e 28 05 2022 II

Alguns estados que ainda vacinam os rebanhos contra a febre aftosa enfrentam dificuldades em obter as doses. Com isso entidades representativas dos produtores e o Serviço Veterinário Estadual (SVE) solicitaram a prorrogação da campanha no país. O pedido foi acatado pelo Ministério da Agricultura.

A medida vale para 14 estados e tem datas diferentes. Para os pecuaristas de Tocantins e Mato Grosso, a prorrogação vale até o dia 10 de dezembro. No estado de Goiás, o novo prazo será até o dia 11 de dezembro e em Alagoas e Amapá, até o dia 15. Já os estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro a ampliação do prazo vai até o dia 20 de dezembro. O Ceará tem prazo para o dia 24, enquanto que Bahia e Pará finalizarão no dia 30. Por fim, produtores do Maranhão, Piauí e São Paulo terão até dia 31 de dezembro para realizar a imunização. 

Gordinho o Suco – Meio

Nesta etapa, são vacinados bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade, para a maioria dos estados brasileiros, conforme o calendário nacional de vacinação. Ao todo, espera-se imunizar cerca de 78 milhões de animais.  As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina. 

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser feita de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados. 

Marki Farma 2022
Continue Lendo

Doce Arte
Certo Imóveis – Janeiro 2022