Fale com a gente
Sicredi

Geral

Guarda aponta arma para pessoas que contestavam violência em abordagem contra homem negro em Curitiba; VÍDEO

Testemunhas acusavam guardas de ‘ação truculenta’ contra homem em situação de rua. Mulher grávida que se aproximou da operação foi empurrada. Secretaria de Defesa Social disse que vai apurar os fatos.

Publicado

em

Ação aconteceu no dia 28 de novembro — Foto: Reprodução/Redes Sociais
lift training

Uma abordagem da Guarda Municipal (GM) no Centro de Curitiba terminou em confusão com pessoas que contestavam a ação contra um homem negro em situação de rua. Um dos guardas chegou a apontar uma arma para as pessoas que filmavam a ação.

O caso ocorreu no dia 28 de novembro, mas vídeos que mostram a abordagem só começaram a circular nas redes sociais na quarta-feira (15). Assista abaixo.

Dr Rodrigo Dentista

Nas gravações, é possível ouvir pessoas gritando com dois guardas que aparecem em cima de um homem. O vídeo começa quando a abordagem já está sendo realizada.

Entre os que presenciavam a ação, uma mulher grita para os guardas, dizendo “vocês vão matar o cara”. Não há resposta.

Pouco tempo depois, a mesma mulher volta a gritar com os guardas: “no pescoço não, velho, por favor [SIC]”.

Outra mulher, que está grávida, tenta se aproximar da operação, mas é empurrada por um dos agentes.

O g1 Paraná conversou uma das testemunhas, uma mulher de 26 anos que pediu para não ser identificada. Ela disse que um dos guardas municipais estava com o joelho em cima do pescoço do homem.

“Quando eu vi o que estava acontecendo, eu pedi para o meu namorado começar a gravar. Eu vi o rapaz sendo derrubado com uma voadora […] pressionavam o tronco dele contra o chão e um guarda estava com o joelho em cima do pescoço dele. A todo tempo, muito irritada, muito nervosa, eu só pedia para tomarem cuidado com o pescoço dele”.

Conforme o vídeo avança, é possível ver mais guardas chegando ao local, incluindo policiais militares. Segundo a prefeitura, durante abordagens da guarda, é protocolar que agentes peçam reforço nas operações.

A testemunha, entretanto, disse ter estranhado a quantidade de guardas e policiais envolvidos na ação contra um homem.

Segundo ela, na abordagem foram retiradas três pedras de craque da boca do homem que estava rendido. As drogas foram mostradas a mulher por um dos guardas.

“Um deles me mostrou as pedras e disse ‘olha aqui quem você está defendendo’ […] Tentei muito conversar, mas falaram que eu estava tentando fazer show para postar na internet. Inclusive eu gritei bastante, fui muito incisiva, mas em nenhum momento pediram a minha documentação, mas pediram a do meu namorado, que é uma pessoa preta. É complicado”.

Em outro vídeo, enviado pela testemunha ao g1, o homem aparece sendo levado, de algemas, para uma viatura da guarda.

A reportagem pediu esclarecimentos à Prefeitura de Curitiba sobre a motivação da abordagem e, também, sobre as afirmações que testemunhas fazem nas gravações, porém, não houve resposta sobre os questionamentos.

Em nota, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito disse que determinou a imediata apuração dos fatos, que estão sendo investigados pela Corregedoria da Guarda Municipal.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte