Fale com a gente
Clube Náutico

Política

Bolsonaro diz que ministros indicados por ele vão representar 20% das teses do governo no STF

Presidente deu declaração no Planalto um dia após Senado ter aprovado indicação de André Mendonça, segundo indicado por Bolsonaro para o tribunal — o primeiro foi Nunes Marques

Publicado

em

|Foto: Valter Campanato\Arquivo|
Prefeitura Dengue Março 2024

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (2) que os ministros indicados por ele para o Supremo Tribunal Federal vão representar 20% das teses do governo no STF.

Bolsonaro deu a declaração em uma cerimônia no Palácio do Planalto, na qual o governo assinou decretos relacionados ao programa vale-gás para famílias de baixa renda.

Portal WhatsApp

Nesta quarta (1º), o Senado aprovou a indicação do ex-ministro da Justiça André Mendonça para uma vaga no Supremo. Ele foi o segundo indicado por Bolsonaro para o tribunal desde o início do governo — o primeiro foi o ministro Nunes Marques, que tomou posse em novembro de 2020.

“Hoje em dia, eu não mando nos dois votos no Supremo, mas são dois ministros que representam, em tese, 20% daquilo que nós gostaríamos que fosse decidido e votado dentro do Supremo Tribunal Federal”, declarou o presidente no evento.

Na sequência do discurso desta quinta-feira, Bolsonaro afirmou que o presidente da República em 2023 poderá indicar mais dois nomes para o STF, o que representará “uma enorme renovação”.

“Está polarizada a política. E quem porventura se eleger ou se reeleger no ano que vem vai indicar no primeiro semestre de 2023 mais dois nomes para o Supremo Tribunal Federal. Será uma enorme renovação para o Supremo. E todas as instituições, no meu entender, já que somos mortais, devem ser renovadas”, declarou.

Grau de independência’

Durante a sabatina desta quarta-feira (1º), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, André Mendonça foi questionado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) sobre o “grau de independência” que terá em relação a Bolsonaro.

Na resposta, Mendonça disse que a “única submissão” será à Constituição.

“A única submissão de uma autoridade pública, em especial de um ministro do Supremo Tribunal Federal, é à Constituição da República”, declarou Mendonça na ocasião.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte