Fale com a gente
Clube Náutico

Política

“O Hospital Regional é uma novela. Não dá mais para esperar”, diz Beto Lunitti no Diálogos

Diálogos é transmitido através da página do Portal Rondon, no site e no Youtube

Publicado

em

Academia Meu Espaço

O Portal Rondon realizou, neste sábado (11), mais uma edição do Diálogos. Beto Lunitti (MDB), atual prefeito de Toledo, foi o convidado do jornalista Fernando Nègre.

A pauta do Diálogos é a política e o desenvolvimento da região Oeste do Paraná.

Portal Facebook

Beto Lunitti foi prefeito entre 2013/2016 e não se reelegeu nas eleições seguintes. Ele foi eleito novamente em 2020 e fala sobre cada um dos mandatos.

“Fiz um excelente mandato, trouxemos a Universidade com curso de Medicina. Tivemos a luta da duplicação da BR-163 até Marechal Cândido Rondon, isso foi transformador […] iniciamos um processo de investimentos no aeroporto municipal. Promovemos avanço da saúde básica. […] Em decorrência de um trabalho competente de marketing dos meus adversários, não me reelegi. […] As pessoas querem compromisso e dedicação aquilo que se fala na campanha política. Viemos nesse sentido […] As conquistas estão acontecendo. Já temos cerca de 200 projetos de lei na Câmara, que mudaram a vida das pessoas nesse pouco espaço de tempo […] Esse mandato tem o objetivo de preparar os munícipes para o futuro”.

Todos os prefeitos do país enfrentaram e seguem enfrentando o maior desafio da nossa geração, o combate a pandemia do novo coronavírus. Entre março e abril desse ano vivemos os dias mais difíceis.

Há cerca de uma semana a Deutsche Welle, publicou um artigo com a seguinte manchete: Palco de estudo da Pfizer, Toledo virou o jogo contra a Covid-19.

“A pandemia para os governantes foi um grande problema […] Aqui agimos de forma muito intensa e resolutiva […] Enfrentamos a pandemia de uma forma importante. Lutamos para que a vacina viesse urgentemente […] este prefeito não agiu politicamente […] seguimos o plano de vacinação, recebemos nota 10 no Estado […] A Pfizer começou a observar municípios […] em todos os checklists, Toledo teve nota máxima. A Universidade foi fundamental por estar aqui […] Hoje temos 100% da população estimada pelo IBGE vacinada com a primeira dose. […] Se estabeleceu uma imunização intensa e importante […] estamos vivendo esse ambiente porque a população aderiu à vacina […] os enfrentamentos que fizemos foi de fundamental importância”.

O prefeito aproveitou para falar sobre o Hospital Regional, que é uma das metas do Governo Beto Lunitti.

“É uma novela […] Entreguei o hospital pronto, agora estou readequando. O grande desafio é fazer a gestão. Vamos envolver os outros prefeitos para a abertura dele o quanto antes, não dá mais para esperar”.

O assunto mais caro ao povo paranaense, no momento, é a criação de 15 novas praças de pedágio no Estado e um novo contrato com duração de 30 anos.

“Se o pedágio tiver qualidade de serviço, proteção à vida usuário e for um preço compatível […] é uma ação importante para que tenhamos estradas de boa qualidade […] dá para aceitar desde que seja concessão pelo menor preço. […] A tese de retirada dessa praça de pedágio está em pauta […] Por outro lado, o Ministério da Infraestrutura oferece, caso seja implantada, um diferencial da utilização para os usuários frequentes […] Estes teriam que ter um “Passa Fácil” que não para na cancela […] as primeiras dez cancelas ele pagaria um taxa, para as próximas dez pagaria outro valor e nas próximas dez pagaria centavos. […] É uma alternativa. Porém, se porventura, a praça tem que compor este lote, precisamos ter uma contrapartida”.

Beto Lunitti esteve em Brasília na companhia do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos e de outras lideranças do setor produtivo da região, na luta contra a praça entre Cascavel e Toledo a BR467. Em Junho de 2021, eram três prefeitos unidos contra a praça de pedágio entre Cascavel e Toledo, além de Beto e dos Paranhos, o prefeito de Marechal Marcio Rauber estava presente. Entretanto, após o anúncio do novo modelo, o que era um trio, virou uma dupla que segue até hoje na luta.

O prefeito de Toledo diz que fica impossibilitado de interpretar a ação do prefeito de Marechal Cândido Rondon.

“Ele é uma liderança exponencial, que eu gosto, respeito e admiro. Não quero fugir da resposta. Mas, o Rauber tem feito o seu papel, pode ser que ele não tenha dado a publicidade que poderia”.

No debate sobre as Eleições 2022, Fernando relatou que o vice de Beto Lunitti, Ademar Dorfschimitt é pré-candidato a deputado estadual, e o prefeito de Toledo disse que ele tem o seu apoio incondicional.

“Não vejo dificuldades na eleição dele. É uma pessoa que entende dos assuntos”.

Ratinho Junior parece ter uma ampla vantagem política para vencer as eleições no Paraná, a única ameaça é a candidatura do ex-senador Roberto Requião. Fernando Nègre perguntou a Beto Lunitti se, para um Estado com a importância do Paraná não é pouco termos apenas duas lideranças com condições postulando a vaga de governador.

“Não é no Paraná que está faltando gente com boas propostas […] estamos pagando um preço por conta que os partidos tiveram seus donos pelo País afora”.

O convidado falou um pouco mais sobre o seu partido, o MDB. Para ele, o partido encolheu. Beto também disse que “as portas não estão abertas para Ademir Bier, estão escancaradas”.

O MDB lançou a pré-candidatura de Simone Tebet a presidência da República. Beto Lunitti defende sua eleição e acredita que poderia fazer bons trabalhos pelo Brasil.

“O tensionamento que está ocorrendo na política brasileira nos extremos não é positivo […] Mas penso que o Brasil precisa de decisões mais equilibradas, por isso, naturalmente a gente vê na Simone qualidades […] seu processo de candidatura é muito sério […] é louvável a sua coragem. […] Poderia ser uma presidente do Brasil com boas ações […] Essa terceira via está congestionada. Acho que teremos muitos candidatos a presidente […] Mas, confesso que ainda não construí uma opinião sobre esse assunto […] Estou ocupando o meu tempo com a gestão do município de Toledo”.

Sobre as eleições estaduais, disse que apoia a reeleição de Ratinho.

“Não há sombra de dúvidas de que o Ratinho vai para reeleição e tem meu apoio […] Há possibilidade do Requião ser candidato no embate com Ratinho e ele tem uma fonte de energia importante, que é seu conhecimento […]”.

Este é apenas um resumo do Diálogos. A entrevista completa está disponível na página do Portal Rondon no Facebook, na Home do nosso site e no nosso canal do Youtube.

A partir das 17 horas, a entrevista é disponibilizada nos principais tocadores de podcast: Spotify, Dezzer, Amazon Music e Cast Box.

Imobiliária Maurício Vazquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte