Fale com a gente
Sicredi

Esporte

WTA ameaça tirar torneios da China após desaparecimento de Shuai Peng

Tenista ex-número 1 do mundo está desaparecida desde que revelou, numa rede social chinesa, em 2 de novembro, que o ex-vice-primeiro ministro, Zhang Gaoli, a forçou a fazer sexo

Publicado

em

| Foto: Lintao Zhang/Getty Images|
Velho Oeste

A Associação de Tênis Feminino (WTA) afirmou estar disposta a tirar os seus torneios da China por conta da situação envolvendo a tenista chinesa Shuai Peng, de 35 anos. A ex-número 1 do mundo está desaparecida desde que revelou, em uma rede social, ter sofrido abusos sexuais por parte do ex-vice-primeiro ministro da China, Zhang Gaoli.

A situação se agravou ainda mais depois que a mídia estatal chinesa divulgou um suposto e-mail enviado pela atleta negando todas as acusações e o sumiço. A Anistia Internacional considera a possibilidade de que o e-mail tenha sido escrito de forma forçada.

lift training

– Continuamos a pedir provas independentes e verificáveis ​​de que Shuai Peng está a salvo e que sua alegação de agressão sexual será investigada de forma completa, justa e sem censura. Do contrário, a WTA está preparada para fazer o que é certo – disse à CNN o presidente-executivo da WTA, Steve Simon.

A questão surge num momento em que a China se prepara para sediar as Olimpíadas de Inverno em Pequim, em fevereiro, em meio a pedidos de grupos de direitos globais e outros por um boicote contra seu histórico de direitos humanos.

Após a declaração de Steve Simon, Hu Xijin, editor do Global Times, jornal ligado ao Partido Comunista Chinês, usou uma rede social para pedir que o presidente da WTA “não use um tom coercitivo ao expressar qualquer preocupação à China”.

– Talvez você tenha feito isso por boa vontade. Mas você deve entender a China, incluindo entender como o sistema do qual você não gosta promoveu os direitos reais dos 1,4 bilhão de chineses – completou Hu Xijin.

A China tem sido o foco da expansão mais agressiva da WTA na última década. O país sediou nove torneios na temporada de 2019 com um total de 30,4 milhões de dólares (R$ 166 milhões) em prêmios.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte