Fale com a gente
Sicredi

Política

TSE cassa o deputado federal Evandro Roman por infidelidade partidária

Deputado deixou o PSD sem se encaixar nas condições previstas em lei. Ele apresentou uma carta com anuência do partido, mas ministros do TSE consideram que autorização não é o suficiente

Publicado

em

| Foto: Alan Medeiros/RPC Cascavel|
Martin Luther – Enem

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (25), por 4 votos a 3, cassar o deputado Evandro Roman (Patriota-PR) por infidelidade partidária.

Ele trocou o PSD pelo atual partido em 2019. Na ocasião, apresentou uma carta de anuência do PSD para a saída. Mas o ato foi contestado na Justiça e agora o TSE entendeu que Roman não preencheu uma das condições para deixar um partido sem ser enquadrado em infidelidade partidária.

Müller Contabilidade

Pela legislação eleitoral, o deputado só pode mudar de partido se cumprida pelo menos uma das condições a seguir:

  • o partido tiver sido incorporado ou fundido a outro;
  • o deputado estiver migrando para um partido recém-criado;
  • for verificado desvio no programa partidário;
  • o deputado tiver sofrido grave discriminação pessoal no partido;
  • a mudança ocorrer no período da janela partidária (período de 30 dias no ano eleitoral em que são permitidas trocas partidárias).

O julgamento teve início em maio com o voto do relator, ministro Edson Fachin, a favor da falta de justa causa para mudança de partido.

Em junho, o ministro Alexandre de Moraes divergiu, entendendo que carta de anuência configura justa causa para a saída do partido, desde que não exista conluio entre as partes para fraudar a vontade popular.

O ministro Luís Felipe Salomão seguiu o voto de Moraes.

Os ministros Sérgio Banhos e Tarcísio Vieira de Carvalho, que não integra mais a Corte Eleitoral, e o presidente, ministro Luís Roberto Barroso, acompanharam o relator.

Ao se manifestar, Barroso afirmou que seguiria a jurisprudência estabelecida no TSE no sentido de que a carta de anuência não é fundamento suficiente para legitimar a desfiliação partidária.

“Acho que isso permitiria uma flexibilização indesejável desse instituto importante que é a fidelidade partidária. Nós precisamos no Brasil reduzir o número de partidos e ter uma maior autenticidade programática desses partidos, o que, evidentemente, não me parece possível se cada parlamentar fizer o que melhor lhe aprouver, independentemente da orientação partidária”, disse Barroso.

Segundo o ministro, a simples carta de anuência pela legenda pode resultar na fragilização desse modelo.

Feirão de veiculos motos e nautica
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte