Fale com a gente
Clube Náutico

Esporte

Reencontro com Mancini: América recebe ameaçado Grêmio para manter embalo

Em boa fase sob o comando de Marquinhos Santos, Coelho revê ex-treinador e terá apoio da torcida para buscar mais uma vitória na Série A do Brasileirão

Publicado

em

|Foto: Lucas Uebel/Grêmio|
Academia Meu Espaço

De olho na disputa de uma competição internacional em 2022, o América receberá o Grêmio às 18h30 deste sábado (13), na Arena Independência, em São Belo Horizonte. A partida, válida pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, marcará o reencontro do Coelho com Vagner Mancini, seu ex-técnico – hoje à frente do Tricolor gaúcho.

Em 14 de outubro, há quase um mês, Mancini pediu demissão do comando técnico do América para dirigir o Grêmio, que já estava em situação crítica na luta contra o rebaixamento. Transcorridos quase 30 dias, pouca coisa mudou: o Coelho segue firme na briga por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2022, enquanto o time gaúcho agoniza na vice-lanterna do Brasileirão.
O contexto do confronto gera muita expectativa. Nas redes sociais, torcedores do América têm se mostrado ansiosos pelo reencontro com o ex-treinador e prometem um ‘ambiente hostil’ no Independência para

tryideas

Na 10ª colocação, com 41 pontos, o América caminha a passos largos para selar a permanência na elite nacional – principal meta da temporada. Nos sete jogos restantes, o Coelho precisa de uma vitória e um empate para alcançar a ‘marca mágica’ dos 45 pontos e garantir a manutenção.

De olho em voos maiores, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o clube mineiro tem 71,7% de chances de se classificar à próxima edição da Copa Sul-Americana. Com possibilidades de o G6 se transformar em G9, o Alviverde sonha com uma classificação à Libertadores – ainda segundo a UFMG, há 15% de chance de que isso ocorra.

Momento do rival

Próximo adversário do América, o Grêmio contraria expectativas e faz péssima campanha no Campeonato Brasileiro. Vice-lanterna, com apenas 29 pontos em 30 jogos, o time gaúcho perdeu quatro dos cinco jogos que disputou sob o comando de Vagner Mancini.

A única vitória ocorreu justamente na última terça-feira, por 1 a 0, diante do Fluminense, em jogo válido pela 31ª rodada do Brasileirão na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Na ocasião, Diego Souza marcou o gol do triunfo gremista.

Repleto de bons nomes, o plantel do Imortal surpreende negativamente. Com jogadores como Rafinha, Pedro Geromel, Kannemann, Lucas Silva, Alisson, Jean Pyerre, Douglas Costa e Diego Souza à disposição, a equipe teve muitas dificuldades durante o Brasileirão e, agora, corre contra o tempo para recuperar os pontos deixados pelo caminho.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Grêmio tem 88,9% de chances de ser rebaixado à Segunda Divisão pela terceira vez em sua história. Para alcançar a ‘marca mágica’ dos 45 pontos, o Tricolor precisa de algo como cinco vitórias e um empate nos oito jogos que ainda tem por realizar na competição.

Visitante ‘desejável’

O Tricolor venceu apenas três dos 15 jogos que disputou fora do Rio Grande do Sul, tendo perdido os outros 12 duelos. As vitórias vieram diante de Fluminense, Cuiabá e Flamengo. 
Com apenas 20% de aproveitamento longe de seus domínios, a equipe está empatada em desempenho com o Ceará. O pior visitante da primeira divisão é a Chapecoense, que tem 18,7% de aproveitamento na estatística. 

Nesta Série A, o América obteve 51,11% dos pontos que disputou como mandante. Até aqui, são seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas em 15 jogos no Independência. Em casa, o Coelho derrotou Fortaleza, Palmeiras, Athletico-PR, Ceará, Fluminense e Santos. 

Retornos, baixas e dúvidas

O América tem dois ‘reforços’ para enfrentar o Grêmio. Retornam de suspensão automática o meia-atacante Bruno Nazário e o atacante Fabrício Daniel. O Coelho segue com as mesmas duas baixas: o lateral-direito Eduardo e o atacante Berrío seguem entregues ao departamento médico do clube.
Em luta contra o descenso, o Grêmio tem um único desfalque – ainda que de muito peso – para o confronto. O atacante Douglas Costa, estrela da equipe gaúcha, sofreu uma lesão muscular na vitória gremista sobre o Fluminense.

Prestes a reencontrar o América, Mancini tem dúvidas para escalar o Tricolor. Com o retorno do volante Thiago Santos, o treinador pode retomar a formação com três volantes – acionando também Sarará e Lucas Silva. A tendência, apesar disso, é a manutenção de Campaz e uma disputa entre Thiago Santos e o jovem Sarará.

Além disso, na lateral-direita, Rafinha disputa por vaga com Vanderson. Assim como na ponta, setor em que Elias disputa com Alisson.

América
Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Marlon; Lucas Kal, Alê e Juninho; Ademir, Felipe Azevedo e Zárate.Técnico: Marquinhos Santos

Grêmio
Brenno; Vanderson (Rafinha), Geromel, Kannemann e Cortez; Thiago Santos (Sarará), Lucas Silva, Alisson (Elias), Campaz (Sarará) e Ferreira; Diego Souza.Técnico: Vagner Mancini
Motivo: 32ª rodada da Série A do Campeonato BrasileiroData e horário: sábado, 13 de novembro, às 18h30Local: Arena Independência, em Belo HorizonteÁrbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)VAR: Péricles Bassols Pegado Cortez (SP)Transmissão: SporTV, Premiere

Com informações de mg superesportes

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte