Fale com a gente
Tic Tac

Economia

Quase 90% das famílias do Paraná possuem contas parceladas a pagar, diz pesquisa da Fecomércio

Levantamento aponta que cartão de crédito e financiamento lideram motivos de endividamento no estado; grupo de paranaenses endividados aumentou 0,6% em outubro.

Publicado

em

| Foto: Arquivo |
Academia Meu Espaço

Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PR) aponta que 89,9% das famílias do Paraná possuem contas parceladas a pagar.

O levantamento mostra que, em outubro, o endividamento no estado aumentou 0,6%.

Dr. Pedro Wild

Os gastos com de crédito continuam sendo o principal tipo de divida (73,4%) entre os paranaenses, seguido pelo financiamento de veículos (13,2%) e pelo financiamento imobiliário (8,5%), conforme a pesquisa.

Ainda de acordo com os dados, o número de pessoas com contas atrasadas (19,3%) e de famílias que dizem que não vão ter como pagar as dividas (6,9%) é o menor em oito anos, no estado.

O economista Carlos Magno alerta que a compra parcelada exige planejamento e cautela por parte das famílias.

“Organizar o orçamento, planejar de tal forma que possamos honrar esses compromissos é fundamental porque a taxa de juros é elevada, a inflação também é elevada e cada vez mais a autoridade monetária, o Banco Central, está elevando essa taxa de juros”, disse.

Rodrigo Schmidt, coordenador da Fecomércio, comenta que os dados apontam resultados positivos para o comércio, com melhora nas vendas.

“A pessoa vem mesmo com uma certa dificuldade porque o poder de compra diminuiu em virtude da inflação, mas elas estão voltando aos hábitos de consumo do período pré-pandemia”, destacou.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte