Fale com a gente
Bonni Restaurante

Policial e Trânsito

Nova lei dá 15 dias para motorista regularizar veículo e evitar guincho em blitz

Mudança também permite pagar licenciamento vencido na hora, para evitar recolhimento ao pátio, mas multa será cobrada

Publicado

em

Foto: Cabo Manoel Gomes - PMPR
Gramado Presentes

Uma mudança no CBT (Código Brasileiro de Trânsito) vai livrar muita gente de voltar para casa à pé ao ser parado com documentação atrasada ou ser flagrado com determinados problemas no veículo em uma blitz. A partir de agora, quem estiver com placas com os caracteres apagados (ou sem uma delas), lacre de segurança rompido, entre outras irregularidades que não ofereçam riscos de circulação, terá 15 dias para colocar tudo em ordem, sem que o guincho seja chamado.

Os que estão com licenciamento atrasado também serão beneficiados pela Lei nº 14.229, publicada em 21 de outubro, que altera algumas regras no código de trânsito. Neste caso, entretanto, o motorista terá de pagar as taxas para licenciar o veículo na hora, por meio de aplicativo de celular, por exemplo.

Müller Contabilidade

O pagamento das taxas de licenciamento na frente do agente, entretanto, não livra o motorista de ser multado por não estar com a documentação em dia, apenas evita que o veículo seja guinchado e, consequentemente, não ter um bom gasto.

Problemas no veículo

  • Lacre, inscrição do chassi, selo, placa ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado
  • Dispositivo antirradar
  • Sem qualquer uma das placas de identificação
  • Placas apagadas ou sem visibilidade

Como regularizar

  • O motorista deve procurar um posto do Detran da cidade de registro do veículo para conseguir um laudo de vistoria para provar que sanou os problemas em até 15 dias.
  • Se não fizer os reparos no prazo, o veículo será bloqueado administrativamente e removido ao pátio, em caso de nova blitz

Problemas na documentação

  • Rodar em desacordo com a autorização especial para ter dimensões excedentes ou quando estiver vencida
  • Licenciamento vencido

*O motorista precisa pagar o licenciamento na hora para ter o veículo liberado

No bolso

Mesmo com o veículo liberado, as multas pelas irregularidades serão cobrada.

Outras mudanças

A nova lei também trata sobre carros com recall pendente. Foi definido que recalls anunciados a partir de 1º de outubro de 2019 serão incluídos no certificado de licenciamento anual, caso não tenham sido atendidas pelo proprietário no prazo de um ano e o mesmo só poderá ser licenciado a partir da comprovação do serviço realizado.

Além de mudanças com relação ao guinchamento de veículos, a nova lei aumenta a tolerância para o excesso de peso por eixo de ônibus de passageiros e de caminhões de carga sem aplicação de penalidades, de 10% para 12,5%. Isso só vale para veículos com PBT igual ou inferior a 50 toneladas, desde que respeitada a tolerância de 5% sobre o PBT.

Com informações de Quatro Rodas e Folha de São Paulo

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte