Fale com a gente
Alpha Investimentos

Política

Farmácia Básica de Marechal Rondon receberá nome do médico César Faro

César de Souza Faro, além de médico, era maçom, e foi vereador em Marechal Rondon na Legislatura de 1989 a 1992

Publicado

em

César de Souza Faro (1958-2006) |Foto: Divulgação|
Farmasi

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou em definitivo, na sessão desta terça-feira (16), o projeto de lei 32/2021. De autoria do vereadorCláudio Kohler (Claudinho), o texto denomina a Farmácia Básica do município com o nome do médico e ex-vereador rondonense César de Souza Faro, falecido em 2006.

Inicialmente, a matéria previa denominar o Centro Integrado de Saúde (antiga Unidade de Saúde 24 Horas) com o nome do homenageado

Academia Meu Espaço

Porém, ao tramitar pelas comissões permanentes do Poder Legislativo, chegou ao conhecimento dos vereadores de que lei aprovada em 1995 já denomina este prédio com o nome de outro médico, Friedrich Seyboth. À época, no local funcionava o Centro de Saúde e Pronto Socorro Municipal.

Diante disso, foi apresentada emenda ao projeto de lei 32/2021, a qual manteve a homenagem a César Faro, mas com a denominação do prédio da Farmácia Básica, localizado ao lado do atual Centro Integrado de Saúde (CIS).

Para o vereador Claudinho, “esta é uma justa homenagem ao médico e político que tanto trabalhou pela saúde e bem-estar de milhares de rondonenses”.

Biografia

Após uma longa batalha contra o câncer, César de Souza Faro faleceu em 16 de dezembro de 2006, aos 48 anos.

Natural de Belém (PA), o médico nasceu em 18 de janeiro de 1958, filho do advogado Simplício Ferreira Faro e de Ilka de Souza Faro. Formou-se em Medicina na Universidade do Rio de Janeiro em 1981, e tinha especialização em pneumologia.

Ele chegou ao então distrito rondonense de Mercedes em 1982, para prestar serviços ao hospital da localidade e também como médico contratado na cidade de Guaíra, onde também exerceu a função de secretário de Saúde.

Além de trabalhar como médico autônomo entre 1982 e 2005 em Mercedes e Marechal Cândido Rondon, foi membro do corpo clínico do Hospital Rondon entre 1993 e 2005.

Exerceu cargos na diretoria da Associação Médica de Marechal Cândido Rondon, e foi secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da 20ª Regional de Saúde, entre 1993 e 1994.

Já na Unimed Costa Oeste, também exerceu mandatos na diretoria, inclusive o de presidente de 1997 a 1998. Além disso, foi membro do Conselho Diretor da Unicred Pioneira-PR, entre 1999 e 2005.

No campo profissional, recebeu vários prêmios de melhor médico de Marechal Cândido Rondon, entre 1997 e 2006.

César de Souza Faro era maçom, alcançando em 2000 o cargo de Venerável Mestre da Loja Maçônica Quintino Bocaiúva, de Marechal Cândido Rondon.

No campo político, foi vereador rondonense na Legislatura de 1989 a 1992.

Após participar ativamente do processo de emancipação de Mercedes, foi eleito o primeiro vice-prefeito para a gestão de 1993 a 1996, período em que exerceu também o cargo de secretário de Saúde e Bem-Estar Social. Ainda foi diretor do Departamento de Saúde, este por um curto período no mandato subsequente.

Pela sua atuação profissional, política e envolvimento na defesa dos interesses daquela comunidade, recebeu o título de Cidadão Honorário de Mercedes em 2005.

Imobiliária Maurício Vazquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte