Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Família de Ribeirão Preto, SP, recupera Caravan 1978, xodó roubado há 23 anos na porta de casa

Veículo foi achado no início de novembro pela Polícia Civil do Distrito Federal após comprador descobrir que ele era roubado. Notícia improvável chegou por telefone.

Publicado

em

Caravan roubada em Ribeirão Preto (SP) é recuperada 23 anos após o crime em Brasília — Foto: Reprodução/EPTV
lift training

Após passar 23 anos com a tristeza de ter a Caravan ano 1978 roubada da porta de casa em Ribeirão Preto (SP), o aposentado Antonio Carlos Pereira recebeu um telefonema com a notícia mais improvável da vida dele: o carro, que era um xodó, foi encontrado no Distrito Federal (DF).

A Caravan representa muito mais do que um simples carro para Pereira e a família dele. É o símbolo da lembrança de uma época feliz. “Esse carro tem história”, diz o aposentado.

tryideas
Antônio Carlos Pereira mostra foto da década de 1980 com a Caravan em Ribeirão Preto, SP — Foto: Arquivo pessoal
Antônio Carlos Pereira mostra foto da década de 1980 com a Caravan em Ribeirão Preto, SP — Foto: Arquivo pessoal

Nunca mais foi vista

O veículo já tinha sido levado uma vez, mas acabou recuperado em Jardinópolis (SP). Já na segunda tentativa, Pereira não teve a mesma sorte. Ela foi levada em 1988 da porta da casa da família no bairro Jardim Irajá, zona Sul de Ribeirão Preto.

“Para mim, ele era uma boneca. Todinho plastificado por dentro, tudo com couro, bancos reclináveis. O carro era uma maravilha. Tudo arrumadinho, não tinha problema nenhum”, diz Pereira.

Apesar de buscas incansáveis, o automóvel nunca foi localizado. Nem a chave sobrou para contar história, apenas um chaveiro com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

“Ele olhava todo dia. Toda semana ele falava: ‘eu vou guardar porque quem sabe um dia ela volta’. Eu fiquei brava, falei para jogar fora. Não vai voltar mais, são muitos anos”, diz a mulher do aposentado, Zilda Zanelato Pereira.

Antônio Carlos Pereira aguarda reencontro com carro furtado há 23 anos em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV
Antônio Carlos Pereira aguarda reencontro com carro furtado há 23 anos em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

A Caravan não era só o carro de passeio de família, mas também o ganha pão dela. Era nela que Pereira e a mulher transportavam verduras e frutas para vender. Ele ainda trabalhava em um supermercado.

“Era como uma empresa que a gente trabalhava. Era uma ferramenta mesmo de trabalho. Era uma quitanda ambulante, eu tinha muita clientela”, diz Pereira. “Era nosso ganha pão”, complementa Zilda.

As memórias da década de 1980 com o carro estão vivas na mente da filha do casal, Thais Fernanda Pereira.

“Uma vez a gente foi para a praia, foi descer a [rodovia] Anchieta e o pneu do carro estourou duas vezes de tanta gente que tinha dentro”, diz Thais, às gargalhadas.

“Quando o roubo aconteceu, a gente passou por momentos muito difíceis, porque meu pai perdeu a ferramenta de trabalho e não tinha mais o dinheiro das verduras, que era o que mais sustentava a nossa família. Era triste ver meu pai ir trabalhar todos os dias a pé”, afirma a jovem.

O impossível aconteceu

Na tarde de terça-feira (9), o telefone da casa da família tocou, e Pereira mal pode acreditar na pergunta que a pessoa do outro lado da linha fez a ele.

“Ele atendeu e uma mulher perguntou: ‘vocês tinham uma Caravan bege?’. Aí ele travou, ele não soube responder. Ele olhou para mim e fez [gesto de dúvida]. Eu disse que tinha, tinha. Ele falou toma o telefone e ela falou assim: ‘então, encontraram. Ligaram do Distrito Federal, ela está lá no Distrito Federal’. Eu não acreditei”, afirma.

O veículo foi localizado após a Polícia Civil identificar uma movimentação estranha no Distrito Federal. Um comprador tentou fazer a transferência do carro para o nome dele, mas alguns indícios de adulteração foram encontrados durante uma vistoria.

Encaminhado para a polícia e submetido a uma perícia, o carro foi identificado como sendo o mesmo que havia sido furtado, 23 anos atrás, em Ribeirão Preto.

Família de Ribeirão Preto (SP) se emociona ao encontrar veículo furtado após 23 anos — Foto: Reprodução/EPTV
Família de Ribeirão Preto (SP) se emociona ao encontrar veículo furtado após 23 anos — Foto: Reprodução/EPTV

Após muito trabalho, a polícia localizou o paradeiro da família Pereira e pode comunicar a recuperação, notícia que ninguém jamais sonhou receber. Para Thais, isso é prova de que o carro estava destinado a ser do pai dela.

“Realmente o carro tinha que ser do meu pai, porque foi roubado duas vezes e voltar após 23 anos é muita emoção”, afirma.

Reencontro

Agora, o genro de Pereira, Ricardo Gasparin, organiza como a família vai viajar até o Distrito Federal para trazer de volta o xodó.

Até lá, ninguém sabe se Pereira vai dormir. “Quando eu estiver com ele de volta, vou montar nele e dar uma volta, relembrar tudo o que eu passei. Está tudo nele.”

“Nós vamos de carro até Brasília. Talvez a gente coloque em um guincho ou em uma cegonha para trazer essa Caravan de volta.”

Em Ribeirão Preto, SP, Zilda e Antonio Carlos Pereira ansiosos com o reencontro da Caravan 1978  — Foto: Reprodução/EPTV
Em Ribeirão Preto, SP, Zilda e Antonio Carlos Pereira ansiosos com o reencontro da Caravan 1978 — Foto: Reprodução/EPTV

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte