Fale com a gente
Gramado Presentes

Agronegócio

Águas do Agro busca sustentabilidade do meio rural com preservação de solo e água

Coordenadora do programa no Ministério da Agricultura também falou sobre iniciativa voltada para irrigação, que deve ser lançada no próximo ano

Publicado

em

| Foto: Canal Rural |
Martin Luther – Enem

Lançado em outubro passado, o programa Águas do Agro foi o tema do Direto ao Ponto deste domingo (21). De acordo com a coordenadora-geral de Conservação do Solo e Água do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Soraya Carvalho, a iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e econômico do meio rural por meio do fomento da adoção de práticas de preservação de solo e água.

“Hoje os produtores já adotam muitas tecnologias de conservação do solo e da água, mas nem sempre da maneira correta considerando a propriedade como um todo, considerando as características de solo e a intervenção que ele faz dentro da propriedade, o impacto que tem nas outras propriedades vizinhas e também na microbacia e por, conseguinte, na disponibilidade hídrica nas bacias onde esses produtores se encontram”, disse a coordenadora.

Charles Pinturas

Entre as tecnologias que poderão ser adotadas estão: terraceamento, curva de nível, plantio direto, manejo de pastagem, plantas de cobertura, rotação de cultura e barraginhas. Além disso, aspectos da região e da propriedade serão analisados e tratados, como as estradas vicinais, em que se buscará “trazer a questão conservacionista para construção e readequação das estradas vicinais”, e também as reservas legais e as Áreas de Preservação Permanente (APP).

No entanto, a representante da pasta da Agricultura ressalta que cada propriedade terá que ser analisada de forma particular e contará com um projeto próprio. 

“Uma das ações do programa é a assistência técnica. Nós vamos investir pesado na capacitação desses técnicos que serão contratados pelo programa para atuar num planejamento propriedade a propriedade. [Também] junto às prefeituras. Nós vamos atuar na capacitação dos operadores das máquinas [que fazem as estradas]”, conta Soraya Carvalho.

Segundo ela, o ponto mais importante do Águas do Agro é conscientizar o produtor de que a forma como ele gerencia essas práticas afeta não só a propriedade dele, mas de todos à volta e a microbacia hidrográfica.

“Qual é o maior patrimônio que o produtor tem? É o solo e água. Sem isso, o produtor não vai conseguir atingir os níveis de produtividade nem na agricultura e nem na pecuária”.

Irriga Mais 

Ainda durante o Direto ao Ponto, a convidada disse que o Mapa prepara um programa voltado para a agricultura irrigada, o Irriga Mais, que deve ser lançado em breve. “Está para ser lançado o ano que vem o programa Irriga Mais, onde nós vamos ter o fomento ao manejo correto das áreas de irrigação”.

Segundo ela, os dois programas podem ser complementares e o resultado será uma maior produção.

“Nós podemos aumentar a eficiência desse uso [da água] e podemos aumentar o número de propriedades com irrigação de maneira eficiente, sem que haja algum problema de desabastecimento de água”.   

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte