Fale com a gente
Bonni Restaurante

Política

“O prefeito Márcio Rauber é um excelente nome para deputado estadual”, diz o vereador Paleta no Diálogos

A partir das 17 horas, a entrevista pode ser ouvida nos principais tocadores de podcast

Publicado

em

|Foto: Mariana Helfenstein Rosa / Portal Rondon|
Martin Luther – Enem

Neste sábado (23), no Diálogos, o jornalista Fernando Nègre recebe o vereador Valdecir Schons (Paleta) para um bate-papo sobre a política municipal, estadual e nacional.

Paleta foi diretor na Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon de 2011 a 2016, quando se afastou para ser candidato a vereador pelo PSB quando conquistou 578 votos, ficando como primeiro suplente. Em 2017 voltou a ser funcionário público, trabalhou na Secretaria de Viação e Obras até 2019. No dia 03 de junho de 2019, Paleta assumiu a cadeira de vereador, onde ficou até abril de 2020. Foi candidato novamente, em 2020, pelo PL. Desta vez, conquistou 493 votos, ficando na primeira suplência. No dia 25 de janeiro deste ano, ele tomou posse como vereador novamente e atua na Casa de Leis rondonense até o momento.

Müller Contabilidade

Em seu segundo mandato na Câmara como suplente que assume a vaga de titular, Paleta disse que se percebe bastante produtividade no Legislativo.

“Tenho vários pedidos, várias sugestões ao Executivo, vários pedidos de emendas parlamentares que logo virão. E o pedido mais importante é aquela galeria pluvial que está sendo instalada na Avenida Rio Grande do Sul entre o portal e o posto Tonin”.

Paleta acompanhou de perto aqueles dias turbulentos entre 2019 e 2020 quando a Câmara saiu da página de política e começou a frequentar a página policial dos sites, jornais e rádios da nossa cidade e região. Segundo ele, a maior lição daquele período apareceu nas urnas.

“Os vereadores que estavam naquela Legislatura e foram candidatos novamente sentiram uma baixa nos números finais”.

Algumas projeções anteriores à eleição apontavam Paleta com grandes chances de eleição direta, afinal ele sempre foi um escudeiro fiel do vice-prefeito Ila. Entretanto, Paleta reduziu a votação em comparação com a votação em 2016.Você foi chamado a cadeira de titular após a ida de Portinho para o primeiro escalão do Prefeito Marcio Rauber. Você assumiu a vaga, mas poderia não ter acontecido por causa de um voto já que o terceiro suplente do PL, a Clara Mécia fez 492 votos, um a menos que você. Essa situação fez o vereador valorizar ainda mais cada voto recebido nas eleições de 2020.

Atualmente a Câmara debate o novo Plano Diretor de Marechal Cândido Rondon e Paleta afirma que todas as emendas sempre tiveram a sua participação. Ele também acredita que “se tudo ajudar, até o final do ano o Plano Diretor será concluído, pois é o desejo de todos os vereadores”.

Além de conversarem sobre o trabalho do vereador nessa Legislatura, Fernando e Paleta debateram a questão do pedágio no Paraná. Muitas lideranças têm se posicionado contra o modelo de pedágio apresentado pelo governo do Estado e pelo governo federal. Prevendo desgastes nesse debate, a instalação das novas praças de pedágio e o novo pedágio no Paraná, foi adiado e ficaremos um ano praticamente sem cobranças nas rodovias federais. Aqui na região, surgiram vários grupos para debater essa situação e agora estão unificados sobre o nome de “Costa Oeste contra o pedágio”. Paleta é um dos vereadores que não assinou esse manifesto contra as praças de pedágio na região Oeste. Porém, diz que se movimentou de outras maneiras para mostrar que é contra.

“No início, me pronunciei junto com o vereador Rafael quando fizemos um requerimento pedindo a exclusão das praças de pedágio no Oeste. […] Percebemos que é inevitável. Provavelmente, a implantação acontecerá […] que seja então o custo mínimo para a nossa população […] Tem muita água para rolar por baixo da ponte. Prefiro aguardar até as eleições”.

As perspectivas para as eleições de 2022 fecham o bate-papo. O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, é pré-candidato a deputado estadual. Paleta apoia a candidatura dele.

“O prefeito Márcio Rauber é um excelente nome para deputado estadual. Sei que ele precisa avaliar muito bem e provavelmente vai consultar a população para tomar essa decisão.”

O grupo político de Paleta, que é o Partido Liberal (PL) tem um compromisso muito forte com o líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri. Entretanto, o seu partido tem compromisso com a sua principal liderança, o deputado licenciado Marcel Micheletto, caso Marcio não seja candidato, Paleta diz que Micheletto será seu candidato.

Em Marechal Cândido Rondon, o debate sobre 2024 já começou, o grupo situacionista já tem um pré-candidato, Eliseu dos Reis (Tadeu). Para Paleta, “Tadeu é um bom nome, mas com certeza não será o único”.

“Vejo que lá no final, deve haver um consenso e ser escolhido um bom nome para administrar o município.”

Diálogos está disponível na página do Portal Rondon no Facebook, na Home do nosso site e no nosso canal do Youtube. Este é apenas um resumo do podcast. A partir das 17 horas, a entrevista pode ser ouvida nos principais tocadores de podcast: Spotify, Dezzer, Amazon Music e Cast Box.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte