Fale com a gente
Clube Náutico

Política

“O que se diz do pedágio é algo muito bonito, mas o que eu sinto é que querem utilizar o Paraná como cobaia”, diz Juca no Diálogos

A partir das 17 horas, a entrevista é disponibilizada nos principais tocadores de podcast

Publicado

em

Gramado Presentes

O Diálogos deste sábado (09) recebe o vereador João Eduardo Dos Santos (Juca), de Marechal Cândido Rondon.

Graduado em Direito pela Unioeste – Universidade Estadual do Paraná, em Gestão Pública pela UNIP, vereador rondonense pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), advogado no escritório Ricardo Seyboth Advocacia.

Charles Pinturas

Eleito com 811 votos, ele é um dos cinco vereadores que estão exercendo o seu primeiro mandato como vereador em Marechal Cândido Rondon.

“Esse início foi muito produtivo apesar de todas as limitações que a pandemia nos trouxe. […] Quanto pessoas públicas nos demandou de olharmos para nossa função social […] e não tanto para a política particularmente falada. […] A gente recebe o retorno da população […] Sinto que a própria população está se interessando mais por saber como estamos trabalhando no município, no Estado e no País”.

Juca falou um pouco dos diversos projetos apresentados por ele. Um dos primeiros foi em relação ao Destombamento da antiga prefeitura de Marechal Cândido Rondon. Isso gerou um pouco de polêmica.

“Da forma com que aquele prédio foi tombado, ele não é caracterizado um monumento histórico. […] Ninguém nunca fez nada. Ninguém nunca deu atenção que aquele espaço merecia […] Eu gostaria que tivéssemos um espaço que fosse bem utilizado […] Minha função foi discutir se aquilo, de fato, era ou não um patrimônio histórico, qual era o impacto daquela lei municipal. […] Não disse que aquilo não precisa ser mantido […] uma parte tem que ser preservada”.

Juca vivenciou enquanto cidadão aqueles dias turbulentos entre 2019 e 2020 quando a Câmara saiu da página de política e começou a frequentar a página policial dos sites, jornais e rádios da nossa cidade e região. Hoje, o legislativo parece viver um novo tempo, de harmonia e alta produtividade, você avalia que esse momento se deve as lições adquiridas do passado ou os cinco novos vereadores tem papel fundamental nessa mudança?

“Na minha visão, os últimos dois anos da Legislatura foram uma vergonha […] Não precisa estar todo mundo na mesma sintonia ou concordando com tudo […] Mas nosso trabalho estamos fazendo”.

No podcast, Juca e o jornalista Fernando Nègre também conversam sobre o Plano Diretor.

“Desde o começo do ano estamos discutindo o Plano Diretor. Individualmente apresentei 40 emendas […] semana passada tivemos quatro reuniões para fazer a análise das emendas […] muitas coisas do nosso Plano Diretor não atendiam mais as demandas da nossa população. […]”.

A questão do pedágio também esteve em pauta. Muitas lideranças tem se posicionado contra o modelo de pedágio apresentado pelo Governo do Estado e pelo governo federal. Na região, surgiram vários grupos para debater essa situação e agora estão unificados sobre o nome de “Costa Oeste contra o pedágio”. Você é um dos vereadores que assinou esse manifesto contra as praças de pedágio na região Oeste.

“Antes de tudo também sou usuário do pedágio. Passamos 20, 30 nos com uma forma de concessão que não trouxe benefício algum. […] Entendo que o pedágio é uma forma de incentivar a reforma das estradas e quem tem a concessão possa fazer obras e reestruturar […] O que se tem em relação ao pedágio hoje é uma desconfiança. […] E eu desconfio. Por isso, sou contra instalar as praças aqui […] Será que vai mesmo ter esse desconto? […] O que se diz do pedágio é algo muito bonito, mas o que eu sinto é que querem utilizar o Paraná como uma cobaia […]”

O orçamento fiscal do município também foi comentado.

“Não acho que ter dinheiro no caixa seja ruim […] Isso dá mais facilidade na atuação, mas não podemos ignorar as necessidades que existem […] ficar guardando dinheiro e não investir […]”

As Eleições 2022 no âmbito municipal, estadual e federal também foram debatidas. Em Marechal Cândido Rondon, o debate sobre 2024 já começou, o grupo situacionista já tem um pré-candidato. A oposição tem pelo menos dois nomes colocados. Mas eu destaco a pré-candidatura do vereador Arion Nasihgil, que foi lançada aqui no Diálogos pelo vereador Claudinho.

“Eu não vi nenhuma das duas pessoas falando ‘Eu sou candidato’

Este é apenas um resumo do Diálogos, que foi transmitido ao vivo através da página do Portal Rondon no Facebook, na Home do nosso site e no nosso canal do Youtube.

A partir das 17 horas, a entrevista é disponibilizada nos principais tocadores de podcast: Spotify, Dezzer, Amazon Music e Cast Box.

Conheça mais sobre o Juca

Foi presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Rui Barbosa (Gestão 2014/2015), presidente da Associação Rondonense dos Estudantes Secundaristas – ARES (Gestão 2015/2016), presidente, vice-presidente e presidente do Conselho Municipal da Juventude – COMJUVE (Gestões 2015/2017, 2017/2019 e 2019/2021), conselheiro e vice-presidente por duas vezes do Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico e Social – CODEMAR (Gestão 2018/2020, 2020/2021 e 2021/2022), fez parte do Parlamento Jovem Brasileiro (Edição 2015) na Câmara dos Deputados, em Brasília, Distrito Federal atuando como Deputado Federal Jovem onde era 1º Secretário da Mesa.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte