Fale com a gente
Gramado Presentes

Geral

Reciclar poupa o meio ambiente e gera renda à AQC em Quatro Pontes

Deste montante, 1.500 quilos eram rejeitos, pois muitos munícipes ainda descartam materiais de forma incorreta

Publicado

em

Velho Oeste

O primeiro passo para uma sociedade mais sustentável começa na separação do que é reciclável ou reutilizável. A partir daí, quem entram em cena são as cooperativas: hora de recolher o que foi separado. Mas o processo não termina aí, pois a coleta seletiva é tão-somente a parte inicial. Em Quatro Pontes, quando o material chega à Associação Quatropontense de Catadores (AQC), tudo passa pela triagem, momento de selecionar e separar de acordo com a necessidade.   

Quase tudo tem uma finalidade, visto que além dos materiais mais comuns, como papel, plástico e o metal, a AQC também recebe vidro e equipamentos eletrônicos. Todo mês saem toneladas de materiais com destinação certa. No mês de setembro, a AQC recolheu 13.101 quilos.

Ótica da Visão

Deste montante, 1.500 quilos eram rejeitos, pois muitos munícipes ainda descartam materiais de forma incorreta. Logo, perto de 12 mil toneladas de recicláveis foram vendidas, gerando renda para seis famílias, além de poupar o meio ambiente, dando mais sustentabilidade à cidade, visto que o montante foi desviado do aterro sanitário, aumentando, assim, a sua vida útil.

A técnica da Unidade de Valorização de Reciclados (UVR), Fernanda Jung, que auxilia a AQC, comenta que fazer a separação correta e disponibilizar todo o material para a AQC é de grande importância, pois é o sustento mensal das seis famílias.

“A coleta seletiva ocorre somente na terça-feira. É neste dia que os munícipes devem colocar os reciclados em frente de casa, evitando a entrega aos catadores autônomos. Além da renda, a AQC é uma empresa constituída, sem fins lucrativos e destina corretamente o material coletado. Quem tiver dúvidas ou quer conhecer o trabalho, pode nos procurar junto ao barracão da AQC”, explica.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte