Fale com a gente
Tic Tac

Agronegócio

Margem de lucro bruta da soja salta 286% neste ano no Paraná

Levantamento do Deral aponta produção da oleaginosa em 20,8 milhões de toneladas, 6% superior ao total colhido na safra 2020/2021

Publicado

em

|Foto: PixaBay|
Providência

O estado do Paraná deve produzir 25,37 milhões de toneladas de grãos na safra de verão 2021/2022, em uma área de 6,2 milhões de hectares, de acordo com o relatório mensal divulgado na última quinta-feira, 28, pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. O volume deve ser 9% superior ao atingido na temporada passada, enquanto o aumento de área será 1% maior.

Neste rol, o crescimento da soja é o que mais se destaca, atingindo 5,62 milhões de hectares, 1% a mais do que no ciclo passado. A produção esperada é de 20,8 milhões de toneladas, 6% superior ao total colhido na safra 2020/2021. Desta forma, apenas a soja representa 82% de toda a produção de grãos da safra verão paranaense.

Dr Rodrigo Dentista

De acordo com o analista da Secretaria, Edmar Gervário, a presença massiva da oleaginosa no estado se deve à alta rentabilidade da cultura. Nos últimos quatro anos, o aumento médio (anual) do preço recebido pelos produtores pela saca de 60kg de soja foi de 28,41%, enquanto os custos de produção subiram apenas 3,8%. A margem de lucro bruta, que era de 97% em 2018, saltou para 286% neste ano. “Do ponto de vista econômico, poucas atividades conseguiram tamanha rentabilidade”, diz.

Na última semana, os produtores receberam, em média, R$ 153,00 pela saca de 60 kg. Em outubro do ano passado, o preço médio era de R$ 141,00. Com expectativa de mais valorização dos preços, os produtores de soja frearam a comercialização, cujo índice é de 8% até o momento, bem abaixo da média para o período, de aproximadamente 40%.

Plantio da soja

O plantio da soja evoluiu de forma consistente e nesta semana chegou a 60% da área total, com 96% das lavouras em boas condições. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, avalia que, até o momento, a safra está correndo bem. “Temia-se pelo La Niña, mas veio um regime de chuvas mais intenso durante o mês de outubro, e já temos mais de 60% da área de soja semeada, um índice satisfatório se comparado aos anos anteriores”, diz.

De modo geral, a safra paranaense tem um quadro satisfatório para as condições atuais, na avaliação do secretário. “Grande parte das lavouras se apresenta em boas condições, ainda que as adversidades climáticas da última semana tenham prejudicado algumas áreas, que terão que ser replantadas, infelizmente trazendo custos para os nossos produtores”, completa.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte