Fale com a gente
Gramado Presentes

Mundo

“Fóssil vivo”, peixe-jacaré é encontrado pela 1ª vez em rio do Kansas, nos EUA

Os primeiros registros da espécie datam de quase 100 milhões de anos atrás

Publicado

em

|Foto: Departamento de Parques e Vida Selvagem do Kansas|
Velho Oeste

Uma criatura conhecida como “fóssil vivo” – o peixe-jacaré – foi encontrado no estado do Kansas, nos Estados Unidos, pela primeira vez na história.

O pescador Danny Lee “Butch” Smith pescou o peixe de 1,40 m e 18 quilos em 20 de setembro no rio Neosho, de acordo com o Departamento de Parques e Vida Selvagem do Kansas. Os registros fósseis do peixe-jacaré datam de quase 100 milhões de anos atrás, daí o apelido de “fóssil vivo”.

Funerária Alemão

Smith já viu parecidos antes – nariz comprido, nariz curto e manchado são comuns no Kansas – mas nada como este.

“Quando ele saiu da água da primeira vez … Fiquei chocado, fiquei atordoado. Já vi peixe-jacaré pular, mas nada como este fez.” Smith disse. “Este é um negócio único na vida, tenho certeza”.

Ao contrário dos outros tipicamente vistos no Kansas, este tem um focinho mais largo e se assemelha a um jacaré americano. Os mais raros podem ser encontrados do sudoeste de Ohio e do sul de Illinois até o rio Mississippi e o Golfo do México, de acordo com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.

Peixe viajado

Como o peixe-jacaré chegou ao rio Neosho permanece um mistério.

Em seus 26 anos de trabalho com o Departamento de Vida Selvagem e Parques do Kansas, o supervisor regional de pesca Sean Lynott disse que esta é apenas a segunda ou terceira vez que encontra uma espécie não nativa do rio.

A introdução de espécies não nativas é prejudicial porque elas podem trazer doenças e alterar o ecossistema. Também é ilegal no Kansas soltar peixes em águas públicas, a menos que tenham sido capturados nessas águas.

“Não sabemos de onde vem esse peixe. Temos essa preocupação também”, disse Lynott.

Peixe-jacaré de programas de conservação em outros estados são marcados, mas Lynott disse que não encontraram nenhuma marcação neste.

Tudo pode acontecer durante a pesca

Os biólogos trabalharão para descobrir as origens do peixe por outros meios, como identificação genética e testes de microquímica. Lynott disse que seu melhor palpite agora é que o peixe-jacaré foi liberado por um aquário ou por alguém que o teve como animal de estimação.

“Estamos bastante confiantes de que este peixe não teria acabado no rio Neosho a menos que fosse transportado e liberado pelo homem”, disse Lynott.

Ele disse que a agência tem 30 dias para determinar se reconhecerá essa descoberta como um registro estadual. O grupo ainda não chegou a um consenso, mas o Departamento de Vida Selvagem e Parques do Kansas planeja publicar suas descobertas em breve.

Smith, que morou no Kansas – e pescou lá – durante toda a vida, considerou essa experiência um mistério. Mas ele voltou à água no dia seguinte, depois de trocar o remo de seu barco, que foi danificado pelo peixe.

“Saia e aproveite o ar livre … Você não pode pegar um peixe sentado no sofá”, disse Smith. “Tudo pode acontecer se você passar tempo suficiente na água.”

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte