Fale com a gente
Sicredi

Geral

‘Faraó dos Bitcoins’ oferecia seguro de vida em seu nome como garantia para atrair grandes investidores

Segundo o MPF, Glaidson dos Santos colocava o investidor como beneficiário para cliente não perdesse seu investimento caso algo acontecesse com ele. Modalidade só era válida para grandes quantias

Publicado

em

Glaidson Acácio dos Santos, preso na Operação Kryptos — Foto: Reprodução/TV Globo
Imobiliária Maurício Vazquez

A denúncia do Ministério Público Federal, com base em investigação da Polícia Federal na “Operação Kryptos”contra Glaidson Acácio dos Santos revela detalhes de como o “Faraó dos Bitcoins” atraía novos investidores.

Segundo o MPF, para contratos mais expressivos, e pelo fato do dinheiro investido se tornar inacessível ao cliente – que, na maioria das vezes, desconhecia por completo o paradeiro –, as equipes da GAS Consultoria Bitcoin eram orientadas a oferecer como garantia a possibilidade de contratação de um seguro de vida em nome do próprio Glaidson – com o investidor como beneficiário.

tryideas

Assim, se algo acontecesse ao “Faraó”, o investidor não sairia de mãos abanando. A oferta só era feita para grandes somas. Os valores não foram especificados na denúncia.

Tentativa de legalizar o negócio

Ministério Público Federal relata ainda na denúncia aceita pela Justiça que, em maio de 2018, Glaidson e alguns de seus sócios teriam feito contato com um escritório de consultoria jurídico-contábil, na tentativa de conferir uma formatação lícita às atividades que já estariam desempenhando.

A ideia era constituir uma corretora de títulos e valores mobiliários, mas a resposta do escritório indicava a submissão do negócio ao Banco Central, o que nunca teria acontecido.

Como a tentativa de legalizar o negócio saiu frustrada, Glaidson, segundo o MPF, resolveu montar uma rede de empresas para dar aparência de legalidade ao negócio.

Em 2019, ele estruturou a Tronipay Soluções em Pagamento e Cartão LTDA para processar pagamentos e recebimento de valores por diversos meios, inclusive emissão de cartões de crédito, aproveitando-se de uma estrutura já existente da empresa e que contaria com cerca de 11 mil usuários.

Posteriormente, essa empresa teria virado apenas Tronipay para promover a venda de uma criptomoeda própria, a Tronipay (TRP).

Em 2020, outra pessoa jurídica, previamente constituída para gerir recursos de terceiros, foi adquirida sob o nome de Quântico Bank. Ela foi registrada em nome de terceiros, mas o MPF afirma que Glaidson era o verdadeiro dono e que a empresa era um fintech.

Todas essas empresas e negócios, ainda segundo o MPF, ajudavam a “subverter restrições que lhe estariam sendo impostas pelo Sistema Financeiro Nacional, dado o funcionamento pretensamente irregular do grupo GAS”.

O MPF acredita que as estruturas preexistentes da Tronipay e do Quântico Bank davam “progressiva autossuficiência [à GAS] como instituição financeira clandestina”.

Glaidson Acácio dos Santos, dono da GAS Consultoria Bitcoin, foi preso no dia 25 de agosto na “Operação Kryptos”, da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Receita Federal por suspeita de pirâmide financeira e ludibriar o Sistema Financeiro Nacional.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte