Fale com a gente
Gramado Presentes

Economia

Compras Marechal é apresentado em reunião com secretários municipais

Trabalho de política pública utilizando o poder de compras do município objetiva fomentar a economia local

Publicado

em

Velho Oeste

Demonstrar aos secretários municipais, servidores públicos dos setores de compras e de licitações da prefeitura de Marechal Cândido Rondon e aos integrantes da Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), sobre a importância de implementar um trabalho de política pública utilizando o poder de compras do município para fomentar a economia local.

Este foi o objetivo da reunião realizada nesta semana no auditório da prefeitura, e conduzida pelo consultor do Sebrae, Altair Schimmelfennig. Ele destacou que o instituto foi contratado pelo município para colocar em prática este trabalho. “Primeiramente buscamos sensibilizar o poder público e a Acimacar sobre a importância desta iniciativa e no que ela pode resultar. É uma ação com estratégia, cronograma de trabalho, dentro da legalidade, transparente e realizada de maneira participativa para o município como um todo ganhar com isso”, frisou Schimmelfennig.

Portal Instagram

Conforme ele, haverá pesquisa com empresários para identificar dificuldades, além de ouvi-los sobre como enxergam o tema. “É uma ação muito forte e interna nas diversas secretarias para a gente concluir o trabalho e entregar ao município ainda este ano. Em seguida deve ser transformado em projeto de lei e encaminhado à Câmara Municipal para que se torne uma política pública local”, evidencia o consultor.

Grande passo

A presidente da Acimacar, Carla Rieger, enaltece se tratar de um grande passo que está sendo dado. “É um momento de parceria, de engajamento do Poder Público e da associação comercial para Marechal Rondon sair na frente, com o objetivo de que mais empresários possam vender ao município. Este é um programa muito bom, e que conta com um questionário a ser preenchido pelos empresários. O dinheiro que permanece na cidade fortalece a economia local”, descreve Carla.

Apoio

O prefeito Marcio Rauber expôs sobre a importância de conhecer o interesse dos empresários locais venderem para o município, contribuindo para que os recursos permaneçam em Marechal Rondon. “Queremos conhecer a opinião dos nossos empresários e assim incentivá-los a vender ao município. Tudo isso torna ainda mais pujante a nossa economia”, destaca.

“Quem gera emprego e renda no município são os empresários. Cabe ao poder público oferecer-lhes infraestrutura, apoio e incentivos, e o Compras Marechal será um importante instrumento para isso”, afirmou Marcio Rauber.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Valdir Port (Portinho), faz-se necessário observar a legislação como uma ferramenta para comprar de forma mais abrangente do comércio rondonense. “Isso propicia a geração de empregos, de renda e contribui para que mais impostos sejam arrecadados pelo município. Este é um trabalho realizado a pedido do prefeito Marcio Rauber”, pontua.

Segundo ele, o primeiro momento foi para esclarecer aos empresários sobre a intenção do Compras Marechal. A partir de agora, os empresários podem responder ao questionário sobre o que pensam a respeito da possibilidade de vender para a prefeitura e, por consequência, dos recursos ficarem aqui. É uma ação nova, com 30 dias para concluir. Convidamos os empresários para participar e depois das respostas, teremos norte e mais subsídios a oferecer aos empresários”, finaliza Portinho.

O questionário pode ser acessado através do endereço:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeT4QjVBvCEv4z7IBvwoSbHQM68Lx4KqCEyOWUSxgFrYRuY5Q/viewform.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte