Fale com a gente
D Marquez

Economia

5G: leilão atrai dez candidatas a novas prestadoras de telefonia móvel, diz Anatel

Agência recebeu nessa quarta (27) propostas de empresas interessadas em participar do leilão, marcado para 4 de novembro

Publicado

em

|Foto: PixaBay|
Rui Barbosa

O leilão do 5G – a nova geração de internet móvel – atraiu dez empresas candidatas a serem novas prestadoras de telefonia móvel no país, afirmou nesta quarta-feira (27) Abraão Balbino e Silva, presidente da comissão especial de licitação do 5G e superintendente de competição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As empresas interessadas em participar do leilão, marcado para 4 de novembro, entregaram nesta quarta-feira (27) suas propostas à Anatel. Os lances foram lacrados e serão conhecidos somente no dia do certame.

Müller Contabilidade

Ao todo, foram credenciadas 15 proponentes, entre operadoras de grande e médio porte, além de provedores regionais e fundos de investimento que investem em telecomunicações.

A simples entrega da proposta, porém, não credencia as empresas para participar do leilão. Elas podem ser desclassificadas, por exemplo, se não entregarem todos os documentos necessários e as garantias exigidas.

A Claro, a TIM e a Telefônica (dona da marca Vivo) são as grandes operadoras de telefonia móvel em atuação no Brasil que apresentaram ofertas pelos lotes oferecidos no leilão.

Além delas, a Algar Telecom e a Sercomtel, operadoras de médio porte já em atuação no país, também entraram na disputa.

Segundo Abraão, as dez novas candidatas a entrarem no mercado de telefonia móvel, concorrendo com as cinco grandes e médias operadoras que já atuam no Brasil, são:

  1. Brasil Digital Telecomunicações LTDA.
  2. Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A
  3. Cloud2U indústria e comércio de equipamentos eletrônicos LTDA
  4. Consórcio 5G Sul
  5. Fly Link LTDA
  6. Mega Net provedor de internet e comércio de informática LTDA
  7. Neko Serviços de Comunicações, Entretenimento e Educação LTDA
  8. NK 108 Empreendimentos e Participações S.A.
  9. VDF Tecnologia da Informação LTDA.
  10. Winity II telecom LTDA

“Se nós consideramos que dessas 15, quatro delas já operam frequências em grande parte dos seus negócios, de quatro a cinco empresas, nós estamos falando aí de cerca de dez empresas que se candidatam a entrar no mercado como uma operadora de telefonia móvel”, afirmou Balbino e Silva em entrevista à TV Globo e ao g1.

Concorrência

As empresas vão disputar os lotes nacionais e regionais do leilão, que oferecerá quatro faixas de frequência: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz. Essas faixas funcionam como “avenidas” no ar para transmissão de dados. É por meio das faixas que o serviço de internet de quinta geração será prestado.

Apesar de serem dez novas candidatas, o número de novas operadoras deve ser bem menor, pois é esperado que as empresas disputem entre elas os lotes de frequência.

Segundo Balbino e Silva, “certamente temos uma grande chance de ter uma nova prestadora de telefonia celular no Brasil.”

“Podemos ter uma ou mais de uma, dependendo da área geográfica. Aumenta a concorrência, mais oferta para o consumidor, todos nós ganhamos”, completou.

O superintendente da Anatel disse, ainda, que a lista de proponentes trouxe algumas surpresas, sem citar quais.

Até então, tinham confirmado a intenção de participar do leilão: Claro, Vivo, TIM, Algar Telecom, Sercomtel, Brisanet e o Consórico 5G, que reúne mais de 100 provedores de pequeno porte.

A Oi não participará do leilão, pois vendeu seu braço de telefonia móvel – a Oi Móvel – dentro do processo de recuperação judicial da companhia. A Oi Móvel foi comprada por uma aliança formada pela Claro, TIM e Telefônica, mas a venda ainda está em análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte