Fale com a gente
D Marquez

Política

“O Paraná não precisa novos pedágios”, diz o deputado estadual Professor Lemos no Diálogos

A entrevista completa está na nossa página do Facebook e em nosso canal do Youtube

Publicado

em

FOTO: Mariana Helfenstein Rosa
Martin Luther – Enem

O deputado estadual, José Rodrigues Lemos, mais conhecido como Professor Lemos (PT) é o convidado da edição extraordinária do Diálogos nesta segunda-feira (13).

Natural de Barra de São Francisco/ES, professor de Matemática e Ciência, deputado estadual pelo Paraná desde 2009. Em 2018 ele foi eleito com 84.892 votos, sendo 844 de rondonenses. Aos Aos 57 anos, professor Lemos cumpre agenda na região Oeste do Estado e visita o Portal Rondon.

tryideas

A principal pauta da conversa é o pedágio e as conversas sobre a implantação das novas praças no Paraná. Essa é a pauta mais importante e impactante que envolve os moradores da região Oeste do nosso Estado e que ALEP tem papel central. O Professor Lemos afirma que estão trabalhando para que as novas praças não sejam implantadas. “Fomos para a justiça porque tivemos poucos deputados votando contra essas praças”.

O Paraná não precisa novos pedágios […] Já assinei o abaixo-assinado [do grupo Costa Oeste contra o pedágio]. Também estou na luta para que o Paraná não seja penalizado. […] Isto nos trará um prejuízo muito grande. […] Chega de pedágio no Paraná, chega de roubo”.

Lemos é reconhecido como um deputado extremamente ligado a educação, foi presidente da APP-Sindicato por duas gestões. Atualmente, vivenciamos a maior tragédia humanitária da vida brasileira, a pandemia da Covid-19, em todo o Estado do Paraná já houve o retorno as aulas, com protocolos sanitários. A rede municipal de Marechal Cândido Rondon já recebe 100% dos alunos em sala de aula e a chegada da variante Delta ao nosso Estado causa preocupação ao deputado.

“O Paraná está com taxa de transmissão acima da média nacional. […] O Paraná já tem o maior número de professores vítimas fatais de Covid-19 do Brasil […] O Paraná não cuidou com responsabilidade da vida dos paranaenses, poderia ter sido diferente e melhor”.

O Professor Lemos também comentou sobre o ensino domiciliar. Para ele, o” homeschooling isola a criança e o adolescente do mundo”. Ele acredita que há, sim, casos especiais em que as crianças precisam estudar em casa, mas, de modo geral, “isto não é bom para a educação e nem para as crianças e adolescentes”.

Ainda sobre a educação, Professor Lemos disse que não concorda que o Estado transfira a educação das crianças e jovens para agentes da segurança pública.

“Já sabíamos que poderia dar problema. […] essas escolas estão sendo reprovadas em vários locais do mundo […] cada profissional na sua tarefa”.

Mudando de assunto, o professor Lemos e o deputado licenciado Marcel Micheletto (PL) aprovaram o PL 107/2019, que institui a Política Estadual de Agroindústria Familiar.

“O Governo do Estado recebe recursos para comprar produtos para a merenda escolar […] e no mínimo 40% tem que ser comprado da agricultura familiar […] Isto é bom porque fortalece a agricultura familiar […] sendo parceiro dos pequenos teremos a proliferação de várias indústrias no nosso Estado”.

Dentro da Assembleia Legislativa, 800 mulheres tiveram uma audiência pública através da qual deram várias tarefas aos deputados, uma delas é de criar um grupo para conscientizar os homens sobre a violência contra a mulher.

“Tem que haver punição, mas é preciso despertar a consciência do homem, precisamos conversar, debater o tema para que possamos ter paz. Aproveito o espaço e convido todos os homens que acompanham o Portal Rondon a colocarem fim à violência contra a mulher. O Paraná é o 3º Estado com mais registro de violência contra mulheres.”

O jornalista Fernando Nègre e o convidado também conversaram sobre a conjuntura política nacional e estadual e, claro, as eleições 2022.

Lula lidera as pesquisas de intenções de voto, assim como em 2018. O presidente Jair Bolsonaro, deu uma demonstração de força popular, entranto demonstrou seu viés autoritário em seus discursos e ele teve que recuar. No domingo (12), O MBL e o movimento do “Nem Lula, Nem Bolsonaro” foram as ruas protestar contra o presidente.

“Teremos muito debate pela frente e muitas coisas estão acontecendo. Mas temos a convicção de que o Lula será o novo presidente do Brasil nas Eleições do ano que vem porque ele já prestou um serviço ao Brasil como presidente por dois mandatos, saiu com uma avaliação positiva acima de 80%, está reunindo uma frente que não é pequena”.

Este é apenas um resumo do Diálogos. Você pode assistir a entrevista completa através do Facebook ou do Youtube. A live também fica disponível na Home do nosso site.

No final do dia, a entrevista é disponibilizada nos principais tocadores de podcast: Spotify, Dezzer, Amazon Music e Cast Box.

Conheça o entrevistado

A história de vida do Professor Lemos é marcada pela defesa da classe trabalhadora. Quando jovem, ele ingressou nos movimentos sociais. Em Nova Aurora, Santa Lúcia e Capitão Leônidas Marques, no Paraná, participou da Pastoral da Juventude Rural, foi líder estudantil, presidente de associação de agricultores, dirigente de associação de moradores, funcionário, professor e diretor de escola.

Filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) ao ingressar na rede estadual de ensino. Casou com a professora Tereza Lemos e mudou-se com a família para Cascavel. Lá foi eleito presidente do Núcleo Sindical da APP-Sindicato.

Em novembro de 1998, junto com sete companheiros, fez greve de fome dentro da Assembleia Legislativa do Paraná, contra um plano de carreira previsto pelo Governo do Estado e que acabaria com a carreira estatutária dos professores. Na época, o chamado Pladep não foi implantado.

Por duas gestões foi eleito presidente da APP-Sindicato e trabalhou em importantes conquistas para a carreira de professores e funcionários de escola. Atuou também no Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública e coordenou o Fórum dos Servidores Públicos do Estado por seis anos.

Em 2009, exerceu o mandato de deputado estadual. Nesse período, apresentou mais de 40 propostas, entre elas projetos de lei, projetos de lei complementares e propostas de emenda constitucional que buscaram melhores condições de vida para os paranaenses.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte