Fale com a gente
Clube Náutico

Saúde

Marechal aplica novamente a terceira dose contra a Covid-19 hoje (30)

À tarde tem reforço da Pfizer

Publicado

em

lift training

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon informa que aplica, nesta quinta-feira (30), a terceira dose em reforço à vacinação contra a Covid-19. Nesta primeira etapa, podem receber a dose idosos com 70 anos ou mais, desde que tenham recebido a segunda dose em um intervalo igual ou superior há 6 meses, e imunossuprimidos, de todas as idades, desde que obedeçam ao intervalo de 28 dias após a segunda dose.

O atendimento é das 8h às 13h, na estação rodoviária, apenas no formato “drive thru”.

Academia Meu Espaço

Para ser imunizado, o público-alvo deve apresentar documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de vacina. Por outro lado, os imunossuprimidos devem apresentar também a declaração médica.

A terceira dose deve ser da mesma marca das duas primeiras?

Não. Inclusive, estudos vêm indicando que imunizantes distintos ensinam o sistema imunológico a se defender de maneiras diferentes contra a Covid-19, o que fortaleceria nossas defesas. Por isso, preferencialmente faz mais sentido que seja uma vacina de marca diferente da que a pessoa já tenha tomado. A intenção é tentar aumentar o alcance da eficácia da vacina e da proteção.

Quem são os imunossuprimidos?

São pessoas com imunodeficiência grave, que estão em tratamento com quimioterapia para câncer, que realizaram transplantes de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras, pessoas com HIV, que usam corticoides em doses maiores que 20 mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias; que usam drogas modificadoras de resposta imune (metotrexato, leflunomida, micofenolato de mofetila, azatiprina, ciclofosfamida, tacrolimus, 6-mercaptopurina, biológicos em geral como: infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tociluzimabe, canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, secukinumabe e ustekinumabe), que possuem doenças auto inflamatórias e intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Segunda dose

Também na quinta-feira, será disponibilizada a segunda dose da marca Pfizer, para aqueles que foram imunizados com a primeira dose em um intervalo superior há 56 dias. Serão ofertadas 400 doses em cada um dos seguintes pontos: café colonial (para pessoas sem veículo) e estação rodoviária (para pessoas com veículo, no formato “drive thru”). O atendimento será das 16h às 20h.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte