Fale com a gente
D Marquez

Mundo

Lava do vulcão nas Canárias destrói várias casas

A erução – a primeira a ser registrada nesta ilha em 50 anos – provocou a retirada de quase 5.000 pessoas

Publicado

em

|Foto: DESIREE MARTIN / AFP|
Providência

A lava do vulcão Cumbre Vieja que entrou em erupção no domingo (19) na ilha espanhola de La Palma, provocou a retirada de cerca de 5.500 pessoas e a destruição de quase 100 casas em sua descida para o mar.

“Não lamentamos nenhuma perda humana ou danos pessoais, acredito que essa é a melhor notícia”, disse Ángel Torres, presidente do governo regional deste arquipélago turístico localizado nas costas do noroeste da África, em uma coletiva de imprensa com o presidente do governo, Pedro Sánchez, que está em La Palma desde domingo.

Portal Instagram

No entanto, a erução – a primeira a ser registrada nesta ilha em 50 anos – provocou a retirada de quase 5.000 pessoas. Os danos são visíveis.”Neste momento, temos 5.000 pessoas retiradas (…) e cerca de 100 casas destruídas” nas localidades de Los Llanos de Aridane, El Paso e Tazacorte, relatou Lorena Hernández, conselheira de Segurança Cidadã da primeira delas, no segundo dia de erupção do Cumbre Vieja.

“As expulsões de lava continuam e seguem rumo à costa”, acrescentou.

Os impressionantes rios de lava arrasaram árvores, invadiram casas e estradas, como mostram vários vídeos publicados nas redes sociais.

Com temperaturas de mais de 1.000°C, a lava avança a uma velocidade média de 700 metros por hora, segundo o Instituto Vulcanológico das Canárias.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte