Fale com a gente
D Marquez

Agronegócio

Inglaterra confirma caso clássico do mal da ‘vaca louca’

O Reino Unido abateu milhões de vacas durante uma epidemia da doença na década de 1990; desde 2014, o país já confirmou cinco casos de EEB

Publicado

em

Foto: Gisele Rosso/Embrapa Pecuária Sudeste
Imobiliária Maurício Vazquez

Um caso clássico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecido como mal da ‘vaca louca’, foi confirmado na sexta-feira, 17, por autoridades sanitárias do Reino Unido.

A doença, que surgiu no país em 1986, foi responsável por uma epidemia que sacrificou milhões de animais da década de 1990.

Dr Rodrigo Dentista

De acordo com informações da Agência de Saúde Vegetal e Animal do Reino Unido (APHA, na sigla em inglês), o caso atual foi confirmado na região sudoeste da Inglaterra, em Somerset. É o sexto caso registrado no país desde 2014.

Segundo a APHA, o caso foi já foi comunicado à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e aos parceiros comerciais da Inglaterra. Por enquanto, nenhum país impôs nenhuma restrição comercial ao Reino Unido.

Risco

Em um comunicado, a APHA disse que o caso não representa “nenhum risco para a segurança alimentar” da população, e que o animal foi sacrificado. Além disso, o governo britânico disse que  restrições de movimento de animais foram impostas na área para “impedir o movimento de gado enquanto as investigações continuam para identificar a origem da doença”.

A origem da doença ainda não foi identificada.

“Será uma investigação completa do rebanho, das instalações, das fontes potenciais de infecção e produzirá um relatório completo sobre o incidente no momento oportuno”, escreveu, em nota, a APHA.

Brasil

Na semana passada, a Arábia Saudita retomou as importações de carne bovina de cinco frigoríficos de Minas Gerais. As compras haviam sido suspensas no dia 6 de setembro, após a confirmação de um caso atípico do “mal da vaca louca” no estado.

O embargo havia atingido uma unidade da Plena Alimentos S.A., em Pará de Minas; duas da Supremo Carnes, em Ibirité e Campo Belo; uma da MaxiBeef Carnes, em Carlos Chagas; e outra da Dimeza Alimentos, do Grupo Fricon, no município de Contagem.

A medida dos sauditas havia entrado em vigor justamente no dia em que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) concluiu que os dois casos da doença, identificados em Minas Gerais e Mato Grosso, não representam risco para a cadeia de produção bovina brasileira.

Agora, o Brasil se concentra em avançar nas negociações com a China para liberar o mercado de exportação de carne bovina, que foi interrompido voluntariamente pelo Brasil enquanto mais informações sobre os casos estavam sendo analisadas.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte