Fale com a gente
Gramado Presentes

Agronegócio

Exportações da soja desaceleram

Os preços de soja em Reais desvalorizaram 4% em setembro se comparado ao mês anterior

Publicado

em

Martin Luther – Enem

As exportações de soja desaceleraram desde junho de 2021, depois de alcançarem níveis recordes, de acordo com o novo relatório do Rabobank, citando a Secex. “A elevação das cotações de soja e a piora das margens de esmagamento na China acarretaram uma exportação acumulada de 72,7 milhões de toneladas de janeiro a agosto 2021. As exportações acumuladas indicam uma redução de 2,0 milhões de toneladas se comparada ao mesmo período do ano anterior”, comenta. 

“Uma leve redução das exportações e a manutenção do esmagamento indicam recomposição dos estoques de soja ao final de dezembro 2021, se comparado às 3 últimas safras. A redução da safra brasileira de milho em mais de 20 milhões de toneladas, podem impactar positivamente as exportações de soja no último trimestre de 2021, quando os portos devem estar ociosos”, completa. 

Portal Facebook

Já em relação à safra 2021/22, o Rabobank afirmou que o plantio deve iniciar em setembro. “Apesar do custo elevado dos insumos, os preços de soja têm impactado positivamente as margens para a temporada 2021/22. Boas margens incentivarão o Brasil a alcançar uma área de soja recorde durante este novo ciclo. A área plantada deve atingir um recorde de 40 milhões de hectares, 3,5% acima do ano passado. Assumindo a linha de tendência para a produtividade, a estimativa é que a safra brasileira alcance 142 milhões de toneladas durante a temporada 2021/22”, indica. 

“De acordo com o CEPEA, os preços de soja em Reais desvalorizaram 4% em setembro se comparado ao mês anterior. A desvalorização cambial compensou apenas parcialmente o enfraquecimento das cotações de CBOT durante setembro. Apesar da queda dos preços de soja em setembro, os preços seguem atrativos se comparados com o histórico, porém, de acordo com o IMEA, a comercialização da soja para a temporada 2021/22 alcançou 37%, 13% abaixo do mesmo período do ano passado”, conclui. 

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte