Fale com a gente
D Marquez

Geral

Estado garante ampliação de serviços do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná

Em evento realizado nesta quarta-feira, foi autorizada ordem de serviço para início de obras de reforma e reparo na instituição, localizada em Piraquara. O hospital, fundado em 1926, também recebe recursos para a contratação de novos profissionais da área da saúde

Publicado

em

|Foto: Américo Antonio/SESA|
Martin Luther – Enem

O Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu nesta quarta-feira (22) mais um incentivo do Governo do Estado. Foi autorizada a ordem de serviço no valor de R$ 771,5 mil para reformas e reparo na instituição. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, anunciou, ainda, um novo edital de chamamento público para a contratação de novos profissionais da área da saúde, no valor de R$ 200 mil.

Durante o evento, também foi inaugurada a Ala de Dermatologia e Feridas Dr. Germano Traple, possibilitando o atendimento ambulatorial e internamentos para casos de hanseníase, pênfigo (fogo selvagem), psoríase, eczema, ulcerações de pele entre outras dermatoses, além da realização de biópsia. A unidade é referência no Paraná para o tratamento de doenças graves, como a hanseníase. O hospital é quase centenário, criado em 1926 com o nome de São Roque.

tryideas

O vice-governador Darci Piana acompanhou a solenidade, visitou a unidade e destacou os investimentos na Saúde. “Essa é uma preocupação do Governo do Estado, buscando ajuda com nossos parceiros e apoiadores para trazer dignidade para quem precisa de atendimentos. É desta maneira que queremos dar continuidade às ações”, afirmou.

O Hospital de Dermatologia recebe pacientes de 44 municípios da 1ª, 2ª e 6ª Regionais de Saúde. Atualmente o ambulatório conta com 21 consultórios, nove salas de curativos, sala de reabilitação, duas salas de pequenos procedimentos cirúrgicos e setores de apoio.

“Há um ano e meio não tínhamos praticamente nenhuma consulta no hospital. Não tínhamos ambulatório. Hoje já temos e esse espaço permite mais de 2.700 procedimentos por mês. Com esse novo edital teremos mais de 7 mil consultas médicas/mês e vamos ter condições de ampliar e muito os atendimentos”, disse Beto Preto.

“É importante frisar que o cidadão que mais precisa do Sistema Único de Saúde é quem queremos que se beneficie dessa nova revitalização e investimento no Hospital, que tem quase 100 anos”, afirmou.

Além da dermatologia, a instituição faz consultas vascular e de cardiologia, com equipe multiprofissional em fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional com confecção de palmilhas, curativos especiais e serviço de fototerapia.

REFORMA – Instalado em área de de 42 alqueires, o hospital atualmente integra os planos de ampliação e descentralização dos serviços da saúde do Governo do Estado.

Nesta reforma serão feitos reparos gerais em 11 edificações, o que garantirá a ampliação do atendimento. Estão previstos serviços de reparos em cobertura, pintura interna e externa, troca de forro, pisos, revestimentos, portas e instalações sanitárias, além de pintura completa em todo o complexo hospitalar, no total de 9.000 metros quadrados.

É uma das unidades hospitalares mais antigas do Estado e durante 60 anos foi voltado para atendimento de pacientes com hanseníase.

Francisca Barros da Silva, que é coordenadora do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase do Paraná (MORHAN), disse que o momento é ímpar. “Há 20 anos, quando comecei meu tratamento aqui, sofríamos muito preconceito. Hoje não. Os atendimentos são humanizados, e podemos andar dentro do hospital normalmente. Está tudo muito melhor”, afirmou.

HISTÓRICO – Em 1926, quando iniciou as atividades, o São Roque era de responsabilidade de uma congregação religiosa que atendia os enfermos, transportados até o local de trem.

Após 1983, quando foi descoberta a cura e o controle para a hanseníase, foi abolida a prática de isolamento compulsório e o hospital perdeu sua condição de colônia, passando a ser chamado de Hospital de Dermatologia São Roque. Em 1990 a unidade hospitalar foi renomeada como Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, já sob gestão do Estado.

PRESENÇAS – Participaram do evento o prefeito de Piraquara, Josimar Fróes; o diretor-presidente da Paraná Edificações, Marcus Tesserolli; o diretor-presidente da FUNEAS, Marcelo Augusto Machado; a Diretora Geral do Hospital de Dermatologia, Maristella Zanela; além de prefeitos da RMC.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte