Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Dia da Árvore tem ações de plantio, repasse de mudas e doação de sementes de flores e hortaliças

Em uma das ações, houve a entrega de mil papéis sementes de hortaliças e flores para os alunos e servidores da Escola Municipal Dona Leopoldina

Publicado

em

| Fotos: Vanderleia Kochepka/Divulgação |
Academia Meu Espaço

Na data em que se comemorou o Dia da Árvore no Brasil, na terça-feira (21), várias ações em Quatro Pontes lembraram a necessidade da conservação do meio ambiente e da manutenção da biodiversidade. Elas foram organizadas pelo Departamento de Ação Ambiental, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes, além da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Em uma das ações, houve a entrega de mil papéis sementes de hortaliças e flores para os alunos e servidores da Escola Municipal Dona Leopoldina, Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz e Colégio Estadual Quatro Pontes. Os papéis sementes, desde manjericão, rúcula, margarida e outros, foram repassados pela Itaipu Binacional e pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu ao departamento, referente à campanha educativa integrada “Biodiversidade e restauração dos ecossistemas”.

Funerária Alemão

Alunos do Projeto Contraturno

Com os alunos do projeto contraturno, na Escola Municipal Professora Clarice Maria Bremm foi iniciado o projeto “Pequenas mãozinhas semeando um grande futuro”, que propõe promover a conscientização, valorização e conservação do meio ambiente. A experiência visa evidenciar o trabalho realizado com as crianças do Infantil IV, Infantil V e 1º ano, transformando espaços ociosos em locais agradáveis à comunidade escolar e educandos, por meio de plantio e ornamentação viva na escola.

Assim, 13 mudas de árvores ornamentais (oiti e brinco-de-índio) foram plantadas pelos alunos, acompanhados da diretora do Departamento de Ação Ambiental, Rosa Maria Sulzbach, além da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, coordenadora do projeto contraturno, Marieli Schuh, e professores. Ao realizar este projeto, os alunos podem vivenciar e despertar o prazer em cuidar, plantar e manter o cultivo. 

Na ocasião, os educandos ainda celebraram o Dia Internacional da Paz, soltando balões brancos.

Reposição de Mudas de Árvores

Na terça-feira, também foi iniciado o trabalho de reposição de 100 mudas de árvores danificadas pelo tempo na sede do município, entre oiti e brinco-de-índio, além de dez palmeiras na Avenida Presidente Epitácio.

Outros locais também receberam mudas de árvores. No Colégio Estadual Quatro Pontes foram plantadas cinco, com a ajuda dos alunos, da diretora Solange Ferreira e do professor Eugênio Hammes. A praça que abrange os bairros União, Tropical e Monalisa ganhou 18 mudas, entre outros locais da cidade sem árvores.

Os servidores da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes, sendo Selmiro Marreco, Lucas Matheus Simsen, Darcisio Rodhen e Jackson Luiz Tasso, auxiliaram no trabalho de plantio.

Repasse de 703 mudas de árvores nativas aos produtores rurais também foi iniciado ontem (23), com finalização hoje (24). Outras mudas, por sua vez, foram disponibilizadas à empresa GT Foods para entrega aos funcionários. A solicitação foi feita junto ao departamento, que viabilizou as mudas na Itaipu Binacional.

Palestra

Na quarta-feira (22), junto à Casa da Cultura, a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Itaipu Binacional, por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na Região do Oeste do Paraná, promoveu oficina sobre PANC (plantas alimentícias não convencionais). A abertura foi feita pela diretora do Departamento de Ação Ambiental, Rosa Maria Sulzbach, e após o assunto foi abordado pela facilitadora e engenheira de alimentos, Lorena R. Ramos.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte