Fale com a gente
Sicredi

Agronegócio

Câmara vai criar a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite

A data de oficialização da FPPL ainda será definida

Publicado

em

Deputado Vitor Hugo vai registrar a FPPL na Mesa Diretora da Casa na próxima semana – Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Imobiliária Maurício Vazquez

A base produtora da cadeia leiteira está comemorando uma de suas maiores conquistas. Graças à mobilização de produtores e produtoras de todo país e ao apoio do deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO), a Câmara dos Deputados vai instalar na próxima semana a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL). O objetivo é que o colegiado seja um fórum atuante de debates sobre reivindicações e propostas de projetos de lei que resultem em melhorias para o setor, formado em sua maioria por pequenos e médios pecuaristas.

A criação da FPPL foi articulada por Vitor Hugo com os movimentos Construindo Leite Brasil, Aliança e Ação, Inconfidência Leiteira, União e Ação e Aproleite Goiás. Há meses, o parlamentar e a base produtora vinham buscando o apoio de deputados para criar a FPPL. Nessa sexta-feira (17), após intensa mobilização, liderada principalmente por produtoras, como a paranaense Silvana Coloneti, foram alcançadas as quase 200 assinaturas de parlamentares necessárias para instalar a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite.

Dr Guilherme Dentista

“Vamos registrar a FPPL na Mesa Diretora da Câmara na próxima semana”, disse ao AGROemDIA o deputado Vitor Hugo. “Estou feliz porque a busca de assinaturas para instalá-la teve a participação de produtores de todo país e o apoio de parlamentares de todos os partidos, o que mostra a importância da produção de leite para o Brasil.”

O parlamentar informou que definirá com a base produtora a data de oficialização da FPPL. Ele espera reunir, em Brasília, produtores, produtoras, deputados e senadores durante a solenidade de lançamento da frente.

O deputado adiantou também que o foco de FPPL será o produtor de leite. “Nossa prioridade é criar condições para que os produtores consigam ficar independentes do domínio dos grandes laticínios.  “Hoje, eles não sabem quanto vão receber pelo litro de leite entregue à indústria nem quando será o pagamento”, pontuou Vitor Hugo, indicando que este será um dos temas que dominarão os debates da FPPL, visando a criar uma relação mais equilibrada e harmoniosa entre produtores e laticínios.

“A FPPL promoverá eventos, como seminários e palestras, para debater a situação da cadeia do leite e as propostas de projetos de lei e outras demandas dos produtores”, acrescentou Vitor Hugo, que será o presidente do colegiado. Ele enfatizou ainda que a FPPL contribuirá para que os pecuaristas de leite possam ter representação em outros espaços da estrutura governamental, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Vitor Hugo também pediu aos produtores que acompanhem a tramitação do PL 3292/2020 no Senado. O projeto, de autoria de deputado e já aprovado na Câmara, prevê que no mínimo 40% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de leite, via Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), sejam destinados à aquisição do leite na forma fluida pasteurizada junto a laticínios locais registrados no Serviço de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte