Fale com a gente
D Marquez

Política

“O presidente se dedica apenas ao conflito, ao ódio, a espalhar mentiras, criar confusão”, diz Zeca Dirceu no Diálogos

O deputado está cumprindo agenda na região e visitou o Portal Rondon

Publicado

em

Samanta Rodrigues Vorpagel
Rui Barbosa

José Carlos Becker de Oliveira e Silva, o deputado federal Zeca Dirceu, participa do Diálogos nesta quinta-feira (05).

Cumprindo agenda na região, Zeca visita o Portal Rondon onde concede entrevista ao vivo para o jornalista Fernando Nègre.

Dr Rodrigo Dentista

O país passa por um momento muito difícil, enfrentando uma pandemia que já ceifou mais de 557 mil vidas e nós estamos ainda ameaçados pela variante Delta, que vem causando novas ondas de contaminações pelo mundo. A vacinação avança, mas ainda de forma lenta e essa situação vai criando outras dificuldades, principalmente na área econômica. Zeca Dirceu avalia o combate à pandemia do novo coronavírus em nosso país:

“A condução da pandemia, e eu diria também da economia, tem sido horrível […] O presidente se dedica apenas ao conflito, ao ódio, a espalhar mentiras, criar confusão […] só cuida da sua própria sobrevivência política […] Isso é péssimo […] Peço para quem está assistindo refletir… Me aponte uma pessoa de sucesso que tem o perfil do Bolsonaro […]”

Para Zeca Dirceu, a CPI da Covid-19 é responsável pelo avanço da vacinação.

Não se vê os senadores do Paraná atuando em favor do Estado.

“Eles não têm uma opinião […] um posicionamento […] uma manifestação sobre as demandas […] Para mim, o Paraná está sem Senador”.

Zeca Dirceu propôs na Câmara Federal o PL 907/2021 que assegura, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a reabilitação de pessoas com sequelas decorrentes da Covid-19 com recursos repassados pela União.

“O projeto vai obrigar o Ministério da Saúde a cumprir com suas obrigações: que é criar uma política pública nacional para essas pessoas”, explica Zeca.

Isso significa que será necessário diagnosticar, planejar quanto custa e o que é necessário para tratar essas pessoas.

“Quem tem condições financeiras está se virando sozinho e quem não tem condições financeiras, está fazendo como?”

Um debate importante para todos os paranaenses é a instalação de novas praças de pedágio pelo nosso estado, ontem (04), o Governo do Estado anunciou o acordo com a união e as bases para a concessão das rodovias a iniciativa privada. Esse acordo é o ideal para o povo do Paraná ou vamos continuar pagando as tarifas mais altas do país?

“Acho que não é o ideal […] Estão mentindo, enganando o povo do Paraná com uma conversa de que a tarifa vai ser reduzida. Pode ser reduzida em uma praça de pedágio. Mas quando você cria 15 novas praças de pedágio […] quando fechar a conta daqui a Curitiba a pessoa vai ter pago muito mais […] Lá em Brasília a gente vai fazer o bom combate para não criar praças novas. Não faz sentido colocar uma praça de pedágio onde já tem uma rodovia duplicada como se fosse duplicar de novo […] Nosso foco tem que ser a menor tarifa”.

Mudando de assunto, Fernando Nègre perguntou ao deputado federal sobre a privatização dos Correios.

O ministro das comunicações, Fábio Faria, utilizou a cadeia nacional de rádio e tv para falar sobre o assunto. Em seu discurso, ele aponta que privatizar o Correios é valorizar essa empresa e ainda disse que é a última chance de salvá-la. Zeca Dirceu e a base da oposição já se posicionaram contrário ao projeto.

“O Correios dá lucro para o Brasil […] coloca dinheiro no Orçamento da União, que depois são revertidos em saúde e educação […] Não tem lógica vender uma empresa que é estratégica”.

Os sindicatos e os trabalhadores têm manifestado grande preocupação com a PEC 32/2020, que versa sobre a Reforma Administrativa. Zeca Dirceu deixa um alerta:

“Quem mais perderá com a Reforma Administrativa não é o servidor público […] o maior prejudicado será quem precisa de serviços públicos gratuitos […] A PEC32 destrói alguns princípios básicos da Constituição de 1988 […] Ela estimula a terceirização”.

“Nesse momento não deveria estar sendo discutida a privatização de Correios, não deveria estar sendo discutida a destruição dos serviços públicos […] todo mundo deveria estar focado nas questões da economia, de cuidar da saúde, da pandemia […]”

Outras questões como as Eleições 2022 também foram abordadas na conversa. Este é apenas um resumo da entrevista. Você pode assisti-la completa através do Facebook do Portal Rondon e também do canal do Youtube.

No final do dia, o podcast Diálogos é disponibilizado nas principais plataformas de áudio: Spotify, Dezzer, Amazon Music ou Cast Box.

Conheça o entrevistado

Zeca Dirceu nasceu em Umuarama, mas se criou em Cruzeiro do Oeste, Paraná. É filho de Clara Becker e do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Graduou-se em Ciências da Computação pela Universidade Paranaense (Unipar) em 2002.

Desde criança, sempre acompanhou o pai nas reuniões do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, quando passou a conviver com a política.

Foi Secretário de Indústria e Comércio de Cruzeiro do Oeste (PR) em 2001 e, entre 2003 e 2004, coordenou regionalmente as ações da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná (SETP).

Elegeu-se prefeito de Cruzeiro do Oeste em 2004 com 72% dos votos e foi reeleito quatro anos depois com apoio de 70% do eleitorado. Como prefeito de Cruzeiro do Oeste já foi premiado diversas vezes, entre eles o Prêmio Amigo da Criança pela Fundação ABRINQ em 2005 – 2006, Prêmio Nacional Terra Fértil da Emater em 2008, Prêmio Paraná Sorridente do Ministério da Saúde e Prefeito Empreendedor do Sebrae, ambos em 2009.

Em 2010 deixou a prefeitura de Cruzeiro do Oeste para concorrer a uma vaga de deputado federal, quando foi eleito com quase 110 mil votos, sendo o segundo deputado mais votado do PT no Paraná. Atualmente está em seu terceiro mandato, tendo sido eleito em 2018 com 77.306
votos.

É o único deputado federal a atingir nota máxima do ranking de transparência digital do Radar do Congresso, plataforma que foi desenvolvida pelo Congresso em Foco, para avaliar às práticas dos
parlamentares e seus gabinetes.

Hoje, Zeca Dirceu ocupa o cargo de vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, posição que já ocupou por três vezes na Casa, e é engajado nas lutas da educação, saúde e causas municipalistas.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte