Fale com a gente
Bonni Restaurante

Política

‘TromPetista’ é preso ao tentar impedir passagem de veículos militares em desfile de tanques no DF

Fabiano Leitão Duarte foi levado para delegacia na Asa Norte e liberado em seguida. Músico deve responder por ‘desobediência’

Publicado

em

|Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles|
Academia Meu Espaço

O músico Fabiano Leitão Duarte, conhecido como “tromPetista”, foi preso na manhã desta terça-feira (10) após tentar impedir o desfile de veículos blindados da Marinha, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ele foi levado para a delegacia da Asa Norte e liberado em seguida.

Fabiano foi detido durante a passagem do comboio, na cerimônia de entrega de um convite para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compareça a um treinamento de militares em Formosa, região do Entorno do DF.

Dr. Pedro Wild

Por volta das 10h, a Polícia Militar informou que o músico havia sido levado para a delegacia.

“Entrou na frente do tanque para impedir o desfile. Foi levado à 5ª DP [Delegacia de Polícia]! Motivo: motivação política”, diz nota da PM.

Na Polícia Civil, o caso foi registrado como “desobediência”. O G1 não conseguiu localizar a defesa do trompetista até a última atualização desta reportagem.

Nas redes sociais, o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou a prisão e disse ainda que o instrumento do músico foi danificado durante a abordagem.

Na 5ª DP, Fabiano Leitão Duarte assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), documento em que se compromete a comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o caso, e foi liberado.

‘Resistência’

No boletim de ocorrência consta que o homem “invadiu a área restrita do desfile” e “se colocou na frente de um dos tanques para impedir a passagem”.

“Ele resistiu à contenção e retirada do local”, diz trecho do boletim de ocorrência obtido pelo G1.

Já na publicação do PT, o partido cita que o músico “foi impedido de tocar o seu trompete e preso por se manifestar contra o governo Bolsonaro”.

Desfile

Pela manhã, tanques e outros veículos blindados da Marinha saíram em comboio pela Esplanada dos Ministérios. Segundo a Marinha, o objetivo da exibição era convidar Bolsonaro a participar de um treinamento de militares das três forças (mais Exército e Aeronáutica) no próximo dia 16 de agosto, em Formosa (GO).

Por volta das 8h, os blindados passaram pela via L4 Norte e chegaram à Esplanada cerca de 30 minutos depois. Às 8h30, os veículos circularam em frente ao Palácio do Planalto para a solenidade.

A exibição ocorre no mesmo dia em que está prevista, na Câmara dos Deputados, a análise da PEC que prevê a adoção do voto impresso, já julgado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte