Fale com a gente
refran

Agronegócio

Saiba a previsão completa da sua região

Quinta-feira (05/08) será marcada pelo domínio da massa de ar seco em praticamente todas as regiões do Brasil

Publicado

em

Martin Luther – Enem

Esta quinta-feira (05/08) será marcada pelo domínio da massa de ar seco em praticamente todas as regiões do país. Apenas nas faixas litorâneas e extremo norte brasileiro haverá condições o suficiente para provocar algumas pancadas de chuvas, isoladas e mal distribuídas. 

Para os próximos dias a região norte, segue com as instabilidades concentradas mais na faixa norte, novamente sem potencial para chuvas intensas e com distribuição irregular. No entanto, o aumento da quantidade de umidade no litoral da BA dá uma maior condição para acumulados elevados no Recôncavo Baiano e a diminuição dos volumes de chuva entre AL e a PB. O tempo seguirá sem grandes mudanças significativas ao longo dos próximos dias, seguindo com uma tendência de aquecimento e os modelos matemáticos estão apontando para  a chegada de uma frente fria entre o final de domingo (08/08) e segunda-feira (09/08), mas este sistema ficará restrito a parcela sul do país. 

Müller Contabilidade

Saiba como fica o tempo de Hoje cada região: 

Região Norte
Para esta quinta-feira, as chuvas na região norte sofrerão alterações na sua distribuição. Os maiores volumes continuam concentrados no extremo norte da região, sobretudo ao norte do AM, RR, norte do PA e AP. Mas essas chuvas ocorreram de maneira mais isolada podendo ser na forma de pancadas rápidas e passageiras. Além disso, os acumulados não serão expressivos. Já na metade sul da região norte,  o tempo segue sob a influência da área de alta pressão que atua sobre o centro do país, o que acaba impedindo a formação de nuvens carregadas sobre o sul do AM, AC, RO, sul do PA e TO. Aliás, ao sul do do PA e sul de RO, os índices de umidade relativa do ar poderão atingir níveis próximos dos 10% nos horários mais críticos. 

Região Nordeste
O amanhecer ainda será ameno na região central do estado da BA, mas os termômetros seguem em rápida elevação na região especialmente no oeste do estado. Na faixa litorânea da região nordeste, particularmente na costa leste, a influência dos ventos que sopram do mar continuam contribuindo para uma maior cobertura de nuvens na região e também pancadas de chuva ao longo do dia. Já no litoral norte, as condições são favoráveis para pancadas de chuva irregulares que poderão ocorrer em um curto período de tempo. No interior nordestino, o tempo segue seco e com temperaturas elevadas, em especial no interior do estado do MA. 

Região Centro-Oeste
O destaque para a região fica para os índices de umidade relativa do ar que ficarão abaixo dos 20% em praticamente toda a região e poderá atingir níveis críticos entre o sul do MT, norte do MS e também no extremo norte do MT. Isso é um reflexo da atuação da região de alta pressão, em níveis médios da atmosfera, que empurra o ar seco de cima para a superfície. Assim, este sistema também impede a formação de nuvens sobre a região, mantendo o céu limpo nos três estados e no DF. 

Região Sudeste
O amanhecer será ameno, porém com temperaturas superiores às registradas nos últimos dias, especialmente no sul de MG e a condição para geadas já não será observada na manhã desta quinta-feira. Outro fator que influenciará o tempo na região é a presença dos ventos que sopram do mar em direção à costa. Desta forma sobre o leste de MG. ES, e RJ há condições para chuvas rápidas e passageiras no decorrer do dia, mantendo o dia com uma maior cobertura de nuvens e poucos volumes acumulados. No triângulo mineiro e oeste de SP, o período da tarde começa a ter uma maior aquecimento, sendo esta a tendência para os próximos dias. 

Região Sul
O frio perde força sobre a região, o amanhecer ainda terá temperaturas amenas mas superiores às registradas nos últimos dias. Além disso, a condição para formação de geadas ficará restrita apenas para a região serrana de SC. A atuação dos ventos que sopram do oceano para a costa da região poderá manter o dia com uma maior cobertura de nuvens sobre o leste de SC e leste do PR, e ao final da tarde e noite poderá até ocorrer algumas pancadas de chuva no litoral de SC e paranaense, porém de maneira muito irregular e sem provocar acumulados expressivos. Sobre o litoral gaúcho, o vento poderá ser mais persistente, com algumas rajadas pontuais na ordem dos 50 Km/H, soprando de nordeste. 

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte