Fale com a gente
CHOPP Providência

Policial e Trânsito

Polícia Civil alerta sobre sites falsos de agendamento para emissão de RG

É importante estar atento para não agendar ou solicitar a emissão da 1ª ou 2ª via do documento em sites não oficiais

Publicado

em

|Foto: Polícia Civil do Paraná|
XIAOMI 6 Ultra

A Polícia Civil do Paraná alerta a população sobre sites falsos de agendamento para emissão de Carteira de Identidade. É importante estar atento para não agendar ou solicitar a emissão da 1ª ou 2ª via do documento em sites não oficiais. O agendamento deve ser exclusivamente pelo SITE da PCPR.

As fraudes acontecem por meio de sites que dizem atuar como uma espécie de “despachante virtual”, que prometem facilidades para agendar serviços públicos sob cobrança de uma taxa.  Entretanto, ao chegar a um posto de identificação na data supostamente agendada, não existe nenhum horário marcado. Vale ressaltar que estes sites não possuem nenhuma ligação com a PCPR. Segundo o delegado Marcus Michelotto, diretor do Instituto de Identificação do Paraná, casos assim já estão sob investigação.

Müller Contabilidade

Por não ser um site oficial, os dados que serão fornecidos, como número de CPF, nome e endereço, não estão seguros, ou seja, as informações podem ser utilizadas em outros tipos de golpes.

Para não cair em golpes fique atento a alguns detalhes: ao fazer a pesquisa nos sites de busca, procure o site oficial da Polícia Civil do Paraná (www.policiacivil.pr.gov.br) ou do IIPR (www.institutodeidentificacao.pr.gov.br). Não confie em qualquer outro portal que prometa fazer o agendamento para emissão da 1ª ou 2ª via do documento.

Sites oficiais do Governo do Paraná apresentam na URL a terminação PR.GOV.BR. Terminações .COM, .NET e .ORG. são de sites comerciais e, no caso de .ORG, é destina-se à utilização sem restrições, mas é mais usada pelas organizações não governamentais. 

A PCPR informa que para agendamentos não são cobradas taxas. Por fim, deve-se estar atento às informações das guias. As emitidas em nome do Estado do Paraná são destinadas ao Funesp (Fundo Especial de Segurança Pública). Já os boletos emitidos em sites não oficiais, normalmente, têm como beneficiários órgãos bancários ou de vendas na internet.

Bui Barbosa Rodapé
Continue Lendo
Mega-Sena: Concurso 3014
27 30 35 40 44 58
Atualizado: 2026-06-04 15:57:13
Estimativa próximo concurso:
R$ 32.000.000,00
Próxima data: 06/06/2026

Lotofácil: Concurso 3702
02 03 05 09 13 14 15 16 17 18 20 21 22 23 25
Atualizado: 2026-06-04 15:57:15
Estimativa próximo concurso:
R$ 10.000.000,00
Próxima data: 05/06/2026

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otica 1