Fale com a gente
Gramado Presentes

Geral

Número de baleias encalhadas no litoral do Paraná bate recorde, com 13 animais mortos em 2021, diz monitoramento

Número é o maior desde 2009, quando monitoramento teve início. Pesquisadores dizem que os animais estão mais próximos da costa do estado durante migração para o litoral baiano

Publicado

em

|Foto: César Ramires/Prefeitura de Pontal do Paraná|
lift training

O número de baleias encalhadas no litoral paranaense bateu recorde em 2021, de acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias.

Foram 13 animais encontrados mortos desde janeiro. O recorde anterior era de 2019, quando o monitoramento registrou nove animais encalhados na região ao longo de todo o ano.

Ótica da Visão

11 destes animais são baleias-jubarte, que se alimentam na Antártica no verão, e depois migram para o litoral da Bahia, onde se reproduzem. 

De acordo com especialistas, os animais estão mais próximos da costa do que o normal, o que pode explicar o aumento no número de encalhes registrados.

“Eles estão se utilizando das mesmas áreas onde a gente faz pescarias. Eles estão procurando peixes e os pescadores também. Há uma sobreposição”, afirmou a gerente do Projeto de Monitoramento de Praias, Eliana Rosa.

De acordo com a pesquisadora, o perfil dos animais que estão sendo encontrados encalhados é de baleias jovens, que estão fazendo a primeira migração e que estão abaixo do peso.

O perfil dos animais é um sinal de que as baleias não estão fazendo a migração nas condições ideais.

“A gente tem aquecimento global, níveis graves de poluição, um ambiente degradado na Antártica que não permite que esses animais se alimentem de forma adequada, ganhem peso e consigam vencer a migração”, disse Eliana.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte