Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Mundo

Maduro planeja ‘diálogo direto’ com EUA que inclua volta de encarregados de negócios

Países romperam relações há dois anos, depois que administração de Donald Trump reconheceu o líder opositor Juan Guaidó como presidente. Governo venezuelano retomou processo de negociação com oposição no México

Publicado

em

|Foto: Reuters/Leonardo Fernandez Viloria|
Velho Oeste

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta segunda-feira (16) que planeja a “abertura do diálogo direto” com o governo dos Estados Unidos, após os dois países romperem relações há dois anos, dentro do processo de negociação que sustenta com a oposição venezuelana no México.

“Vamos planejar na mesa do México a abertura do diálogo direto com o governo dos Estados Unidos para atender todos os assuntos bilaterais (…) Se colocássemos uma agenda sobre a mesa, poderíamos trazer de volta os encarregados de negócios”, disse o presidente em coletiva com a imprensa internacional.

Dr Rodrigo Dentista

“Se estamos preparados para diálogo direto com o governo dos Estados Unidos? Eu lhes digo: estamos preparados sempre, mas eles têm que ceder em sua arrogância, em seu ódio e em seu desprezo. E se puséssemos uma agenda sobre a mesa, poderíamos pôr a volta dos encarregados de negócios”, continuou.

Maduro rompeu relações diplomáticas com Washington em janeiro de 2019, depois que o governo de Donald Trump reconheceu o líder opositor Juan Guaidó como presidente encarregado, juntamente com meia centena de países.

O governo Trump manteve sempre um enfrentamento frontal com Maduro, a quem tachou de “ditador”, bombardeou com sanções – inclusive um embargo petroleiro – e não reconheceu como presidente desde sua reeleição em 2018, em eleições consideradas fraudulentas.

Então, “nós tivemos diálogo indireto e diálogo de diversas modalidades com o governo de Donald Trump”, admitiu Maduro.

Com a chegada de Joe Biden ao poder, o presidente venezuelano mostrou-se aberto a retomar diálogos com os Estados Unidos.

“Tomara depois desta mesa de diálogo seja possível abrir níveis e vias de contato, de diálogo, de negociação com o governo dos Estados Unidos”, expressou.

O governo e a oposição venezuelana empreenderam na sexta-feira passada, no México, uma nova negociação para pôr fim à profunda crise política e econômica do país, apontando à suspensão de sanções dos Estados Unidos e garantias eleitorais.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte