Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Cras de Pato Bragado implanta programa de reinserção e incentivo ao mercado ocupacional

O público alvo do programa são as pessoas atendidas pelo Cras que estejam em situação de vulnerabilidade social e econômica, com perfil de Cadastro Único

Publicado

em

Academia Meu Espaço

Com base no aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais do Cras, a Secretaria de Assistência Social de Pato Bragado instituiu o Programa de Reinserção e Incentivo ao Mercado Ocupacional (PRIMO). A iniciativa é aplicada pelos setores de Psicologia e Serviço Social, representados pela Psicóloga Tamara Kunzler Rambo e o Assistente Social, Adriel José de Quadros.

A secretária da pasta, Arlete Gross Schneider declara que o programa foi pensado e elaborado a fim de sanar a falta de informação quanto às vagas de trabalho disponíveis no município, os requisitos para pleitear tais vagas, bem como oportunidades, reinserção e incentivo para adolescentes e adultos, atuando como uma ponte entre assistência, agência do trabalhador e empresários.

Ótica da Visão

O público alvo do programa são as pessoas atendidas pelo Cras que estejam em situação de vulnerabilidade social e econômica, com perfil de Cadastro Único e dentro das regras de contratação exigidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

TRIPÉ DA SEGURIDADE SOCIAL

Os profissionais contam que cotidianamente identificam várias expressões de questão social, dentre elas, a violações de direitos, pauperismo, abusos físicos e psíquicos, além de situações de vulnerabilidade social, tais como hipossuficiência, falta de acesso à direitos básicos como alimentação de qualidade e emprego. “Dessa forma, por meio do PRIMO, nossos atendimentos se voltam para identificar e sanar os fatores de riscos, assegurando o tripé da seguridade social: saúde, previdência e assistência social, e abrangendo uma grande área multidisciplinar e psicossocial, que permite troca de saberes entre as demais políticas, enquanto rede, como saúde, educação, habitação, assistência, dentre outras”, explicam.

Tamara e Adriel frisam que o sucesso do programa é resultante do fortalecimento de vínculos familiares e sociais, prevenindo situações de riscos e vulnerabilidade social, e incentivando a independência financeira, autonomia socioeconômica e saúde mental.

O PRIMO está em execução há aproximadamente 45 dias e já conta com resultados satisfatórios, sendo 12 contratações formalizadas com o apoio de empresas locais e terceirizadas, e parceria de Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico por intermédio da Agência do Trabalhador.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte