Fale com a gente
Sicredi

Política

Para Claudinho, Arion é candidato natural a prefeito de Marechal Rondon, em 2024; confira o podcast completo

A entrevista está disponível na página do Facebook e no Youtube

Publicado

em

Vereador Claudinho e o jornalista Fernando Nègre | FOTO: Samanta Rodrigues Vorpagel
Gramado Presentes

Claudio Roberto Kohler, o vereador Claudinho, do Partido Progressistas (PP), é o entrevistado deste sábado (07) no PodCast Diálogos.

Na oportunidade, o jornalista Fernando Nègre e o vereador conversaram sobre os sete meses deste novo mandato na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon.

Dr. Pedro Wild

“A expectativa era ainda melhor, mas infelizmente em abril tivemos o falecimento do deputado José Carlos Schiavinato e tinhamos projetos e solicitações, que viriam para o município, já confirmadas por ele. Sua morte nos deixou muito tristes e um pouco frustrados […]. Ele tinha um carinho especial por Marechal Cândido Rondon […] e pelos municípios vizinhos que estão no entorno […] que hoje estão sem representatividade”. Mas o trabalho continua e os vereadores buscam novas parcerias.

Claudinho comandou a Câmara durante um dos períodos mais conturbados da história do legislativo rondonense. Na Legislatura passada dois vereadores foram presos, inclusive um em flagrante. Houveram denúncias de rachadinha e  CPI’s, que terminaram “em pizza”. Boa parte desses tensionamentos nasceram da relação com o Poder Executivo. Para o vereador, os problemas não eram da Câmara, já vinham de tempos atrás.

“As desavenças se criavam a partir de particularidades entre os vereadores. A lição que a gente tira é de ter paciência e respeito com o próximo. Essas discussões não levam a nada. Isso ficou claro na última eleição”.

Hoje, a Câmara municipal parece viver um novo clima, a harmonia voltou a reinar no Poder Legislativo. Para Claudinho, isso é reflexo da maturidade dos vereadores que foram eleitos depois de acompanharem tudo que aconteceu no cenário político municipal dos anos anteriores.

O Plano Diretor de Marechal Cândido Rondon é a prioridade do legislativo, segundo o presidente Pedro Rauber. Essa é uma legislação importante que trata do futuro da nossa cidade e ela está atrasada. Segundo o vereador, este é um projeto complexo. Ano passado, a apresentação do projeto à população foi cancelado, devido à pandemia.

“As mudanças no plano como um todo são significativas […] Cada emenda tem que ser avaliada e votada […] A mudança que vem sido muito aguardada é a expansão do perímetro urbano […] dentro disso tem a expansão da área industrial […] isso tem que ser muito bem analisado […] nada mais justo do que darmos espaço para as empresas continuarem expandindo”.

O Estado do Paraná passa por uma grave crise hídrica, o SAAE emitiu, ontem (06), um alerta para possíveis baixas pressões e até mesmo interrupção do abastecimento durante esse final de semana. Esse tema foi muito debatido durante as eleições e as mais variadas soluções foram apresentados pelos, então, candidatos. Essa pauta está sendo debatida no legislativo, segundo Claudinho.

“Também existem projetos da iniciativa privada para suprir as necessidades de Marechal Cândido Rondon”.

Falando diretamente sobre política… o jornalista Fernando Nègre lembrou que o Progressistas levantou a bandeira branca na disputa eleitoral de 2020. O grupo político que era, então, liderado pelo MDB se desfez. Hoje, com o retorno do deputado Ademir Bier à Assembleia Legislativa Estadual do Paraná, o grupo parece ter ganhado um fôlego. Ademir já fala abertamente em unir o grupo para a disputa de 2024.

“As eleições de 2022 é que vão nos dar um norte se a união entre o PP, MDB, PDT e PSD vai acontecer ou não. Até novembro pode ocorrer mudanças nas eleições. É preciso aguardar um pouco mais para ver como vai ficar […].

Antes de chegar a 2024, temos as eleições de 2022. E o progressistas tem um pré-candidato a deputado estadual, Arion Nasihgil. Claudinho acredita na viabilidade da candidatura do vereador Arion e garantiu que apoia.

“Já foi deliberado dentro do partido [PP] que hoje ele [Arion] já seria candidato natural a prefeito de Marechal Cândido Rondon em 2024”

Colhendo informações dos bastidores, o jornalista Fernando Nègre acredita que a candidatura do prefeito Marcio Rauber como pré-candidato a deputado estadual está esquentando novamente. E, na entrevista, Claudinho concordou.

“Quem pode dizer se vai deixar o Executivo para concorrer ao cargo estadual é o prefeito […] Ele deveria ouvir a base eleitoral e a comunidade, pois, teve um apoio expressivo entre os rondonenses”.

Estes são alguns dos principais trechos da conversa. A entrevista completa está disponível na página do Portal Rondon no Facebook e no canal do Youtube.

E no final do dia, o podcast Diálogos é disponibilizado nas principais plataformas de áudio: Spotify, Dezzer, Amazon Music ou Cast Box.

Conheça o entrevistado

Claudio Roberto Kohler tem 46 anos e é natural de Marechal Cândido Rondon. É casado e pai de dois meninos. Formado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Já foi presidente da JCI, em 2006, secretário de Indústria e Comércio em 2012, chefe de gabinete de 2013 a 2016. Desde 2017 Claudinho é vereador em Marechal Cândido Rondon. Presidiu a Câmara de 2019 a 2020.

O vereador foi reeleito em 2020 com 852 votos.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte