Fale com a gente
Sicredi

Geral

Cascavel volta para bandeira vermelha, diz prefeitura

Segundo a prefeitura, índice de risco alto, apontado na matriz, foi puxado por aumento de mortes por síndrome respiratória aguda grave, em relação a 14 dias anteriores. Indicador acende alerta

Publicado

em

|Foto: RPC/Reprodução|
Velho Oeste

A Secretaria de Saúde de Cascavel, no oeste do Paraná, divulgou, nesta quinta-feira (19), que o município voltou para matriz de alto risco na pandemia do novo coronavírus.

Conforme a gerente de vigilância epidemiológica, Beatriz Tambosi, o dado ainda não é motivo de preocupação, mas causa um alerta para a população redobrar os cuidados preventivos nesse período de medidas flexibilizadas.

Bonni Restaurante

“O alerta tem que estar aceso, a gente tem que estar atento para que a gente não volte a ter aumento na ocupação de leitos, para que a gente não volte a ter aumento de casos graves com a possibilidade de óbito. A melhor maneira da gente fazer isso é fazendo uso das medidas não farmacológicas.”

Após quase um mês com a bandeira laranja, a matriz de risco aumentou dois pontos, em relação a semana anterior, e atingiu 20 pontos. Por isso, o município voltou para a bandeira vermelha.

De acordo com Beatriz, a mudança do número de pontos foi puxada pelo aumento de mortes no município, que é analisado pelo índice da variação de óbitos.

A gerente explicou que na semana epidemiológica número 30, foram computadas 12 mortes por síndrome respiratória aguda grave. Enquanto na semana 32, que equivale 14 dias depois, foram registrados 14 óbitos.

Matriz de risco

De acordo com a matriz de risco do município, a bandeira vermelha é válida quando a pontuação dos fatores de risco varia entre 19 e 30.

A próxima bandeira é a roxa, com pontuação entre 31 e 40, que apresenta o risco muito alto de contaminação e determina a restrição máxima das atividades na cidade.

Veja o que a matriz de risco leva em consideração:

  1. Taxa de ocupação de leitos de UTI adulto exclusivos para pacientes com a Covid-19
  2. Taxa de ocupação de leitos clínicos adulto exclusivos para pacientes com a Covid-19
  3. Previsão de esgotamento de leitos de UTI
  4. Variação do número de óbitos pela Covid-19 nos últimos 14 dias
  5. Coeficiente de incidência de casos de Covid-19 por 100 mil habitantes
  6. Taxa de positividade para a Covid-19

Pandemia em Cascavel

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até esta quinta-feira, Cascavel registrou 43.687 casos confirmados do novo coronavírus e 945 mortes pela Covid-19.

A cidade conta com 459 casos ativos da doença. Nesta quinta, foram registrados 198 novos casos.

Conforme o boletim, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 68,7% na cidade. Na enfermaria, a taxa é de 59,5%.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte