Fale com a gente
Gramado Presentes

Política

“As eleições vão acontecer, não é uma república de bananas”, diz Mourão em Porto Alegre

Vice-presidente disse que a crise entre Bolsonaro e o Judiciário deverá ser resolvida com diálogo

Publicado

em

Vice-presidente fez palestra em evento no Centro de Cultura da Santa Casa nesta sexta-feira | Foto: Eduardo Matos / Agencia RBS |
Velho Oeste

Em agenda em Porto Alegre nesta sexta-feira (6), o vice-presidente Hamilton Mourão colocou panos quentes na controvérsia entre o presidente Jair Bolsonaro, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto à proposta de voto impresso que tramita no Congresso.

Ao ser questionado a respeito da elevação dos atritos entre Bolsonaro e o Judiciário, Mourão destacou:

Bonni Restaurante

É uma crise que será resolvida com temporização, com conversa e baixar a tensão. A questão toda estava relacionada ao voto impresso, e essa é uma decisão que cabe ao Congresso; disse à reportagem.

As eleições vão acontecer, é lógico. Isso não é república de bananas, já falei isso; completou.

Na quinta-feira (5), o presidente da Suprema Corte, Luiz Fux, elevou o tom e fez um discurso em sessão do STF, condenando a ofensiva de Bolsonaro e os ataques desferidos pelo mandatário contra o sistema eleitoral brasileiro e os ministros do STF. Fux ainda reforçou que, quando um ministro é atacado, toda a Corte é atingida. Ele cancelou o encontro anunciado com os chefes dos Poderes.

O pronunciamento de Fux ocorreu após as reações virulentas de Bolsonaro ao ser incluído como investigado no inquérito das fake news, por decisão do ministro Alexandre de Moraes. O presidente da República ameaçou agir fora da Constituição, insultou ministros do STF e voltou a atribuir supostas falhas ao sistema de votação brasileiro, sem provas.

Agenda na Capital

Mourão tomou posse como irmão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A cerimônia foi no centro histórico-cultural da instituição. Mourão teve seu nome escolhido no ano passado, mas, em função da pandemia, o ato formal foi realizado agora, com a presença do provedor, Alfredo Englert, de diretores executivos, de médicos e de convidados.

Com informações de Gauchazh

Imobiliária Maurício Vazquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte