Fale com a gente
Clube Náutico

Agronegócio

Açúcar diminui efeitos da seca no milho, aponta estudo da Embrapa

Estudo revelou que o trealose, um açúcar natural, é capaz de reduzir o estresse hídrico no cultivo do cereal no Brasil

Publicado

em

|Foto: Renata Silva/Embrapa|
Martin Luther – Enem

O trealose, um açúcar natural, é capaz de mitigar os efeitos da seca no milho. A descoberta foi feita por um estudo conduzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal de Alfenas (UFA), em Minas Gerais. 

Experimentos mostraram que as plantas tratadas com derivados desse açúcar obtiveram uma maior taxa de crescimento. Para otimizar os resultados, os pesquisadores usaram uma variedade híbrida de milho suscetível à seca.

Müller Contabilidade

“O principal resultado foi o aumento da taxa fotossintética (intensidade de fotossíntese) em plantas submetidas às substâncias. Esse incremento se deu pela maior densidade de estômatos (estruturas microscópicas que se encontram na epiderme das folhas), que são estruturas responsáveis pela realização de trocas gasosas foliares”, explicam os pesquisadores Paulo César Magalhães, da Embrapa Milho e Sorgo, e Thiago Corrêa de Souza, da Universidade Federal de Alfenas.

Na análise, os pesquisadores adicionaram dois novos grupos químicos do trealose (tosila e azido) à mistura, o que resultou no aumento da taxa fotossintética das plantas. O açúcar trealose é uma opção muito demandada pela indústria por ser natural e não apresentar toxicidade.

“Em plantas, o trealose é produzido nas células, em pequena quantidade, com a função de proteção contra o dessecamento e o estresse por déficit hídrico. Vários artigos científicos vêm mostrando que uma pulverização foliar de trealose, ou seja, uma aplicação exógena desse produto, pode induzir a tolerância ao déficit hídrico, aumentando parâmetros fisiológicos, biomassa e, consequentemente, a produção de grãos”, explica Souza.

O estudo, segundo os pesquisadores, abre caminho para o desenvolvimento de bioestimulantes na redução do estresse hídrico no cultivo de milho no Brasil. “No caso do milho, a preocupação é ainda maior na segunda safra, quando o estresse causado pela falta de água é iminente”, enfatiza Magalhães.

Milho no Brasil

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial do cereal, com 100 milhões de toneladas, e segundo maior exportador, com 38 milhões de toneladas, em 2020. Apenas no ano passado as exportações nacionais de milho somaram US$ 6 bilhões.

Na safra atual, o Brasil deve ter uma quebra de aproximadamente 20% da produção de milho, justamente por causa da crise hídrica, uma das piores dos últimos 90 anos.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte