Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Professor da Unioeste é aceito no Instituto Internacional de Estatística

Para ser Membro Eleito o professor Miguel teve que passar por um Comitê de Eleitoral do ISI onde foi avaliado o histórico de ensino e pesquisas

Publicado

em

Martin Luther – Enem

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) teve um docente aceito como Membro Eleito do Instituto Internacional de Estatística-ISI, com sede em Amsterdam-Holanda. Miguel Angel Uribe Opazo é professor da Pós-Graduação de Engenharia Agrícola do campus de Cascavel.

O reconhecimento é dado aos pesquisadores que estejam estabelecidos em suas carreiras e tenham feito contribuições significativas para a profissão estatística no mundo.  

Bonni Restaurante

Para ser Membro Eleito o professor Miguel teve que passar por um Comitê de Eleitoral do ISI onde foi avaliado o histórico de ensino e pesquisas. Para Miguel, receber a notícia foi motivo de alegria e de reconhecimento internacional do seu trabalho. 

As funções a serem desenvolvidas como membro eleito ISI são:  Contribuir para o crescimento e desenvolvimento  do ensino da estatística em todo o mundo,  especialmente em locais onde há poucos estatísticos; Defender a literatura estatística e a boa tomada de decisões com base em evidências cientificas; Que os conhecimentos estatísticos sejam ouvidos na comunidade científica internacional; Participar de redes com estatísticos na vida acadêmica, governo,  e negócios em todo o mundo; Aproveitar oportunidades de educação continuada e desenvolvimento profissional.

Apresentar trabalhos e participar no Congresso Mundial de Estatísticas do ISI, Congressos Regionais de Estatística e outras conferências e workshops internacionais; Contribuir para as atividades do ISI por meio de comitês, grupos de interesse e grupos de divulgação; Finalmente, ser parte da família ISI. 

O professor Dr. Miguel Angel Uribe Opazo é formado em Estatística pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos-UNMSN, Lima – Perú, Mestre em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas-São Paulo-Brasil, Doutor em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, IME-USP, São Paulo – Brasil, e Pós-doutorado no Departamento de Estatística da Pontifícia Universidade Católica do Chile – PUC, Santiago-Chile.

Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Cascavel-Paraná-Brasil. com experiências nas áreas de Estatística Espacial, Métodos Estatísticos, Modelagem Estatística e Agricultura de Precisão.

Participa como avaliador de projetos de pesquisa em agências de fomento e é consultor ad hoc de periódicos científicos nacionais e internacionais. É consultor ad hoc na área de análise quantitativa e econômica de dados da Secretaria da Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SD /MAPA/Brasil) no período 2020-2024.

  É coordenador do Laboratório de Estatística Espacial – LEE/UNIOESTE, onde a partir do ano 2020 o LEE é membro permanente da Rede do Laboratório de Análise Estatística Interdisciplinar-LISA2020 da University of Colorado Boulder/USA. É Bolsista de Produtividade Científica-CNPq, desde 2010.  

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte