Fale com a gente
Gramado Presentes

Esporte

GP da Inglaterra: Hamilton vence pela 8ª vez em casa após bater com Verstappen

Britânico recebeu 10s de punição por bater em Verstappen e tirar rival da prova e, na antepenúltima volta, ultrapassou Leclerc para ganhar pela quarta vez em 2021; o monegasco e Bottas completam pódio

Publicado

em

Lewis Hamilton comemora oitava vitória no Circuito de Silverstone com bandeira britânica — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Rui Barbosa

Lewis Hamilton foi do céu ao inferno neste domingo do GP da Inglaterra. Correndo em casa, no Circuito de Silverstone, o britânico da Mercedes bateu com Max Verstappen na segunda volta da prova após uma largada eletrizante, foi punido com 10s mas conseguiu superar Charles Leclerc na antepenúltima voltapara garantir seu quarto triunfo em 2021 e reduzir a desvantagem para o holandês da RBR no campeonato. Valtteri Bottas, da Mercedes, completa o pódio, chegando em terceiro lugar.

A conquista, a oitava do heptacampeão em Silverstone, também foi a 99ª de sua carreira. Hamilton é o maior vencedor da história da Fórmula 1, superando a marca de 91 triunfos de Michael Schumacher no ano passado.

tryideas

O britânico partiu do segundo lugar após ser superado por Verstappen na corrida classificatória, no sábado. Na largada deste domingo, disputou cada centímetro com o rival até tocar no pneu traseiro direito da RBR, provocando a paralisação da corrida por mais de 40 minutos. Punido com 10s pelo incidente, Hamilton chegou a cair para quinto, mas aproveitou o pit stop ruim de Carlos Sainz, da Ferrari, ultrapassou Lando Norris e Bottas e chegou em segundo para passar Leclerc, no fim.

Verstappen saiu do carro consciente após a batida e passou por uma avaliação prévia no centro médico do circuito, mas foi posteriormente levado para um hospital local ainda durante a corrida para mais exames.

Lewis Hamilton supera punição e vence GP da Inglaterra — Foto: Michael Regan/Getty Images

Embora a vitória tenha escapado pelos dedos no fim de semana em que a Ferrari celebrou os 70 anos de sua primeira conquista na F1, Leclerc subiu no pódio pela primeira vez desde a edição 2020 da prova em Silverstone. A dupla da McLaren vem em seguida; Lando Norris aparece em quarto lugar à frente do companheiro Daniel Ricciardo, que em quinto, obteve seu melhor resultado pela equipe até agora.

Lewis Hamilton comemora quarta vitória no campeonato 2021 e 99ª da carreira, no GP da Inglaterra — Foto: Michael Regan/Getty Images

Hamilton permanece na vice-liderança do campeonato, mas com a vitória, anota agora 177 pontos, reduzindo a desvantagem para Verstappen de 33 para oito pontos. Norris passou na frente de Sergio Pérez na tabela e aparece em terceiro, com 113 pontos. Sem pontuar, largando do pitlane e preso no fundo do grid, o mexicano da RBR caiu para quinto e foi superado também por Bottas, que agora figura em quarto com 108 pontos.

Resultado da prova:

Resultado do GP da Inglaterra — Foto: F1

Os três primeiros

HAMILTON: “Temos o melhor público aqui. É um sonho vencer na frente de todos eles”.

LECLERC: “É difícil desfrutar 100%. Eu dei tudo de mim, mas não foi o suficiente nas duas últimas voltas. Parabéns a Lewis – ele fez um trabalho incrível. A equipe está trabalhando incrivelmente bem. Estou incrivelmente orgulhoso deles”.

BOTTAS: “Minha parte mais fraca hoje foi a largada – eu estava girando um pouco a roda, e isso tornou as coisas mais difíceis. Mas saímos este fim de semana com muitos aspectos positivos para a equipe daqui para frente. Voltaremos em duas semanas”.

A largada

A largada foi um prelúdio do que se sucederia ainda no início da corrida. Hamilton colocou a frent do carro na frente de Verstappen, mas o holandês defendeu a posição, apesar das investidas do heptacampeão. A dupla voltaria a se encontrar perigosamente perto nas curvas seguintes e na penúltima reta de Silverstone.

Quem se beneficiou no início da disputa foi Charles Leclerc, que superou Valtteri Bottas e pulou para terceiro. Sebastian Vettel, partindo em décimo, subiu para sexto; Kimi Raikkonen foi de 13º para nono.

Momentos-chave

1. Esse foi o principal momento da corrida. Após uma disputa eletrizante a cada curva na primeira volta, Hamilton e Verstappen voltaram a se esbarrar na reta principal – dessa vez, com consequências para o holandês. Na curva Copse, o piloto da Mercedes tentou pressionar o rival pela linha interna da pista, que resistiu e, acabou tocando o pneu dianteiro direito da RBR. Com o impacto, Max rodou e bateu com força na barreira de proteção, forçando a interrupção da prova com a bandeira vermelha.

2. Hamilton desacelerou após o choque e Leclerc, que vinha atrás do heptacampeão, passou na frente para assumir a liderança provisória da corrida, com Bottas em terceiro, Lando Norris e Daniel Ricciardo, da McLaren, completando as cinco primeiras colocações.

3. Após mais de 40 minutos de interrupção, os carros deram reinício à prova com uma nova largada parada. Partindo da ponta, Leclerc manteve primeira colocação com Hamilton em segundo. Norris mergulha e passa Bottas sem dificuldades, em terceiro, e vai atrás do heptacampeão da Mercedes, mas não consegue alcançar o compatriota. Ricciardo também pressiona o finlandês, porém, precisa se defender do avanço de Alonso na briga pelo quinto lugar.

4. Sebastian Vettel, atrás de Alonso , rodou sozinho e saiu da pista. O tetracampeão conseguiu retornar pra disputa, mas caiu para 19º.

5. Hamilton recebe 10s como punição pelo incidente com Verstappen no início da corrida.

6. Com cerca de 1s de vantagem sobre Hamilton, Leclerc tem um pequeno susto na volta 15 ao detectar uma perda de potência do motor e comunicar o problema com a equipe pelo rádio. O britânico da Mercedes se aproxima do piloto da Ferrari nas voltas seguintes e chega a reduzir a desvantagem para 0s7, mas o monegasco consegue recuperar o controle da disputa e amplia a distância para o rival.

7. Norris, em terceiro, faz sua primeira parada no 21º giro para trocar os pneus médios pelos duros. Porém, a equipe tem problemas para afixar o pneu traseiro direito do britânico e o pit stop de 6s faz com que o piloto da McLaren volte para a pista apenas em sexto, abrindo caminho para Bottas recuperar o terceiro lugar. Três voltas depois, Norris consegue ultrapassar Alonso e é quinto.

8. Em seguida, foi a vez de Bottas parar e repetir a fórmula de Norris. O pitstop do finlandês foi rápido, mas não o suficiente para evitar que Carlos Sainz, da Ferrari, assumisse o terceiro posto provisoriamente. A vantagem, porém, foi efêmera, já que o espanhol ainda não havia parado e, quando o fez, na volta 29, levou 12s3 nos boxes devido a um problema para afixar a roda dianteira esquerda.

9. Hamilton cumpre sua punição de 10s ao fazer sua primeira troca na volta 27. Calçando pneus duros e com uma parada de 14s2, ele voltou em quinto lugar na frente de Pierre Gasly com uma confortável vantagem de 6s sobre o francês e herdando o quarto posto com o problema no pitstop de Sainz, em sexto.

10. Apesar dos problemas no pit stop de Sainz, a Ferrari fez uma parada eficaz com Leclerc na trigésima volta e o monegasco voltou em primeiro, à frente de Bottas.

11. No quintal de casa. Dessa vez, Hamilton foi feliz ao tentar mais uma manobra na curva Corpse, na 32ª volta. O britânico deixou para trás o compatriota Norris e assumiu a terceira colocação – e a última vaga no pódio após um início tenso de prova.

11. No quintal de casa. Dessa vez, Hamilton foi feliz ao tentar mais uma manobra na curva Corpse, na 32ª volta. O britânico deixou para trás o compatriota Norris e assumiu a terceira colocação – e a última vaga no pódio após um início tenso de prova.

12. De olho na liderança, a Mercedes pediu que Bottas abrisse caminho para Hamilton ocupar a segunda colocação e tentar alcançar Leclerc.

13. Na volta 44, Hamilton começou a pressionar Leclerc. A 3s5 do monegasco, diminuiu a desvantagem para 1s6 e, no 50º giro, fez a ultrapassagem – novamente na curva Copse – para assumir a liderança, a duas voltas para o fim.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte