Fale com a gente
refran

Geral

Empossada a nova presidente da Adetur Cataratas e Caminhos

Por questões pessoais, Bruno Cesar Domingos Pereira renunciou o cargo

Publicado

em

Dagmar Cilene Pedrozo, da Link Facilita Negócios e Turismo, de Medianeira, assume o cargo
lift training

A Adetur, Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, realizou na tarde desta terça-feira (27), no auditório da ACIFI, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, a Assembleia Geral Ordinária, que tinha como pauta a análise de renúncia de cargo do atual presidente da Adetur, alteração de diretoria e membros do conselho fiscal; apresentação e aprovação do relatório financeiro e relatório de atividades correspondente ao período de janeiro à dezembro de 2020; apresentação de atividades que estão sendo desenvolvidas e assuntos gerais. No período da manhã, os empresários associados e dirigentes realizaram uma visita técnica no novo atrativo turístico de Foz do Iguaçu, o Movie Cars, que conta com vários carros e cenários inspirados na história de filmes famosos.

Bruno Cesar Domingos Pereira esteve à frente da Adetur ocupando o cargo de presidente desde setembro de 2020. Em função de questões de ordem pessoal e a impossibilidade de conciliar os afazeres com a atribuição do cargo na entidade, Bruno Cesar Domingos Pereira renunciou o cargo de diretor presidente da Adetur, desligando-se da instituição.

Family Pets

O vice-presidente da Adetur, Ricardo Oguino, da empresa Ricas Trilhas Verdes, de Marechal Cândido Rondon, teoricamente assumiria o cargo, porém também por motivos pessoais não aceitou o cargo. Seguindo as regras do Estatuto, quem assume o cargo é o primeiro suplente da Diretoria, sendo, portanto, Dagmar Cilene Pedrozo, da Link Facilita Negócios e Turismo, de Medianeira.

O conselho fiscal também passou por duas alterações, tendo em vista que os representantes, segundo o Estatuto da Adetur, são os atuais Secretários da Pasta de Turismo e como houve mudança nos municípios de Marechal Cândido Rondon e Pato Bragado assumem os novos dirigentes. Sérgio Antônio Marcucci de Marechal Cândido Rondon transmitiu o cargo de conselheiro fiscal titular para Valdir Port e Ageu Juarez Fidler de Pato Bragado passou o cargo de conselheiro fiscal titular para Volmir Wollmann.   

De acordo com a presidente empossada, Dagmar Cilene Pedrozo o desafio é contornar o atual momento pandêmico para dar continuidade ao Planejamento Estratégico e ao Plano de Trabalho da Adetur, construído ainda em 2018. “Vamos continuar desenvolvendo os trabalhos que a Adetur tão bem gerencia, pois a entidade sempre teve ótimas conduções e a diretoria está toda empenhada em seguir os planos e projetos que foram delineados. Teremos a oportunidade de desenvolver novos trabalhos e fortalecer cada vez mais essa instituição que une 19 municípios aqui da Região Cataratas e Caminhos, a iniciativa privada e o terceiro setor, todos em prol de um objetivo comum que é o desenvolvimento do turismo regional”, destaca.

Segundo Dagmar, a ligação com a Adetur é desde a sua fundação ainda em 2012. “Tive o privilégio de acompanhar o nascimento e participar de todo o desenvolvimento da Adetur enquanto era gestora pública por muitos anos. Atualmente estou na iniciativa privada e associada a Adetur, continuei integrada justamente por conhecer a sua importância, a sua força para alavancar os negócios turísticos da nossa região. Ser participante desse processo, conhecer muito bem a região e ser uma profissional de turismo me subsidia, configura-me ainda mais responsabilidade. Minha segurança enquanto presidente está respaldada por uma excelente equipe técnica que a Adetur tem e pelo fato de que os associados são muito presentes na construção e nas decisões da instituição”, avalia. 

A assessora técnica e coordenadora de atividades da Adetur, Sara Fernanda de Moraes, afirma que houve uma significativa participação dos associados na Assembleia. “Contamos com a presença de mais de 50 participantes. Sentimos uma animação e um otimismo no público que inclusive decidiu pela retomada dos eventos que estavam suspensos, caso do Cicloturismo e do Ranking de Pesca Esportiva, ainda este ano. Vamos nos mobilizando para retomar esses importantes eventos, assim como outras ações que já estão em andamento, que visam o fortalecimento da nossa região e o desenvolvimento econômico através da atividade turística”, explica.

Sara pontua que a entidade inovou as ações em virtude da pandemia do coronavírus. “Durante o ano de 2020, a Adetur teve seus principais eventos suspensos por conta da pandemia. Inovamos nas ações, a ida aos municípios foi reduzida e tivemos que usar as tecnologias ao nosso favor. Promovemos lives, capacitações e orientações aos empresários, realizamos uma mostra turística regional em parceria com o Cataratas JL Shopping, fizemos também um concurso regional de fotografias, participamos do Festival de Turismo das Cataratas, entre outras atividades e fomos nos adaptando a essa realidade que nos foi imposta”, finaliza.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte