Fale com a gente
Gramado Presentes

Política

“É dever construir uma terceira alternativa para a presidência”, diz o deputado federal Rubens Bueno no Diálogos

Você pode assistir ao programa completo pelo Facebook ou Youtube

Publicado

em

FOTO: Mariana Helfenstein Rosa
Velho Oeste

O Portal Rondon realizou nesta quinta-feira (22), uma edição extraordinária do podcast Diálogos com a presença do deputado federal Rubens Bueno.

O programa é transmitido ao vivo pela página do Portal Rondon no Facebook e através do canal do Youtube.

Portal WhatsApp

Nascido em Sertanópolis (PR) em 1948, o convidado de hoje, Rubens Bueno, é filho de José Bueno Sobrinho e Maria Aparecida Brustolin Bueno. Casado com Rosemaria Eitelwein Bueno, tem três filhos, Renata Bueno (Ex-vereadora de Curitiba e ex-deputada na Itália.), Ricardo Bueno e Rubens Bueno II e é avô de Maria Júlia, Maitê e Isabela.

Professor de formação, já ocupou diversos cargos públicos, entre eles, o de diretor administrativo da Itaipu Binacional e o de presidente da Fundação de Ação Social. Foi Secretário Estadual de Justiça, Trabalho e Ação Social (1987-90), deputado estadual (1983-86 e 1987-90), prefeito de Campo Mourão (1993-96) e em 2018 foi eleito para o seu quinto mandato como deputado federal (1991-92,1999-02, 2011-14, 2015-18 e 2019-22).

Cumprindo agenda na região Oeste para prestar contas do trabalho como deputado em Brasília pelo Paraná, Rubens Bueno visita Marechal Cândido Rondon e aceitou o convite do Portal Rondon para bater um papo ao vivo com o jornalista Fernando Nègre.

O deputado federal começou falando da maior tragédia humanitária da história do nosso país, são quase 550 mil mortos pela Covid-19 no Brasil. Há cerca de 45 dias, Rubens Bueno apelou ao ministro da saúde, que enviasse recursos para o Oeste do Paraná, que naquele momento estava com fila para leitos de UTI e hospitais superlotados. Hoje a situação é menos crítica, entretanto, a tragédia está aí e o deputado deixa a sua opinião sobre a gestão da pandemia.

“O primeiro erro é não reconhecer uma pandemia que o mundo todo estava alertando […] a Anvisa, especialistas alertando que tinha que fazer os testes antecipados para aprovar a vacina no Brasil […] levou meses aquele “lenga-lenga” de “não vou comprar vacina porque quem manda sou eu” […] Quando chegou a vacina já tínhamos um momento muito trágico na história do Brasil […] Muita gente morreu por causa de assistência”.

A crítica sobre o governo Bolsonaro é dura. E para o deputado, a CPI é uma ferramenta do Poder Legislativo que tem um papel muito importante a cumprir para restabelecer a verdade perante o povo brasileiro.

“Dados e mais dados da negligência, da omissão e da responsabilidade estão aparecendo”.

Itens básicos da vida do brasileiro como feijão, arroz e os combustíveis estão em alta. Quando interrogado sobre o assunto, Rubens Bueno acredita que a mudança na Casa Civil, que também acarretou em uma recriação do Ministério do Trabalho, que vai ser ocupado pelo ministro Onyx Lorenzoni é só “para tirar a autoridade de Paulo Guedes e acomodar Onyx”.

Inclusive, diante de todos os erros do governo federal, a pauta do impeachment, segundo Rubens, é discutida não só no Cidadania, mas no Brasil inteiro, porque se tem agressão à Constituição, ao regime democrático, à ditadura […].

Rubens tem certeza de que os movimentos feitos pelo governo com o centrão são para se manter no poder e isso não é bom.

“Quando alguém tem que buscar o centrão para se manter no poder tem muita coisa errada”.

Outro assunto da pauta foi o pedágio. As novas praças de pedágio que devem ser instaladas no Paraná, inclusive aqui no Oeste preocupam os paranaenses. Nós fomos “assaltados” nos últimos 25 anos com o pedágio mais caro do Brasil. O governador do Paraná, Ratinho Junior e o presidente da República, Jair Bolsonaro anunciaram que chegaram a um acordo, com obras desde o primeiro ano, sem outorga onerosa, exclusão da praça entre Toledo/Cascavel e com a tarifa pelo menor preço. Entretanto, já existem rumores de que a praça entre Cascavel e Toledo deve ser mantida no edital, além da troca de nomes de outorga onerosa, por calção. Rubens Bueno defende o menor preço.

“É bom dizer sempre que a palavra pedágio no Paraná é uma palavra maldita […] Muita gente tá pagando um preço alto por isso […] Mas o setor produtivo não pode mais pagar o preço por esse desvio de dinheiro”.

Quando o assunto é Eleições 2022, Rubens Bueno é direto:

“É dever construir uma terceira alternativa para a presidência”.

Outros assuntos como mudanças na Casa Civil, o combate os supersalários dos agentes públicos também foram debatidos. Este é apenas uma resumo da entrevista. Assista ao programa completo:

Lembrando que o podcast também é disponibilizado nos principais tocadores de áudio: Spotify, Dezzer, Amazon Music e Cast Box.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte