Fale com a gente
refran

Economia

Volkswagen inicia produção do primeiro caminhão elétrico nacional

Modelo será produzido ao lado dos “irmãos” a diesel e só será separado na hora da eletrificação

Publicado

em

| Foto: Divulgação/Volkswagen |
Velho Oeste

A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (15) que iniciou a produção do primeiro caminhão totalmente elétrico feito no Brasil, o e-Delivery.

Produzido em Resende (RJ), o modelo faz parte de um investimento de R$ 150 milhões divididos entre o desenvolvimento do produto e a adaptação do complexo produtivo. A primeira unidade é um e-Delivery 11 toneladas 4×2, que será incorporado à frota da própria fabricante.

Dr Rodrigo Dentista

Com status mundial, o centro de pesquisa e desenvolvimento da marca instalado na unidade carioca passa a abrigar, segundo a Volkswagen, a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil.

| Foto: Divulgação/Volkswagen |

Além disso, a empresa garante sinergias e treinamentos para acompanharem a evolução.

“Criamos um processo sob medida para assegurar uma grande estrutura elétrica de forma eficiente. Vamos produzir os veículos aproveitando ao máximo os recursos já existentes, com um alto nível de sinergia, ao mesmo tempo que garantimos a inovação que o cliente espera e que o produto exige”, disse Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Todos os e-Delivery saem da mesma linha de montagem dos demais modelos a diesel para maior eficiência produtiva e redução de custos. Também para maior efetividade, uma suspensão pneumática passa a ser instalada dentro da fábrica e os sistemas auxiliares são consolidados na pré-montagem do motor.

O processo é possível graças à evolução para a indústria 4.0, disponível desde o lançamento da linha Delivery the combustão and that has, between itsvantages, an level of automation of 60% in the armação of your cabine. Para que o elétrico possa conviver com os demais na linha de produção, o complexo é equipado com uma tecnologia de reconhecimento automático de cada veículo, que é equipado com um chip para que possa ser reconhecido.

O caminhão elétrico só é separado dos demais quando chega a hora de recebimento do conjunto elétrico, batizado de e-Shop pela Volkswagen. É lá que os modelos incorporam as baterias e são energizados pela primeira vez, seguindo os protocolos rígidos, de acordo com a marca. Para o processo extra foram perdidos 1.000 m² de área original.

Além de sinergias e tecnologias disponíveis para a melhor eficiência na produção, todos os colaboradores do complexo produtivo também receberam uma capacitação para lidarem com os novos processos.

O e-Delivery

Ele é equipado com motor sincrono de constituentes permanentes de 244,7 cv e 219,2 mkgf (números superiores ao seu equivalente a diesel na versão 13.180, de 175 cv e 61,2 mkgf), com uma transmissão de marcha única à frente, além da ré. A marca não divulgou números de desempenho, mas garante que o caminhão tem velocidade máxima de 80 km / h.

As baterias são de íons de lítio níquel-manganês-cobalto e têm capacidade de 240 kWh, o que garante uma autonomia estimada de 200 km.

Com informações de 4 Rodas

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte