Fale com a gente
Gramado Presentes

Mundo

Variante delta causa recorde de novos casos causa recorde de novos casos em Moscou

Nº de infectados triplicou em menos de 2 semanas, e novas medidas de restrição foram adotadas na capital russa. ‘Fanzone’ que reúne fãs de futebol e transmite os jogos da Eurocopa foi fechada.

Publicado

em

| Foto: Arquivo |
Martin Luther – Enem

A propagação da variante delta do coronavírus em Moscou fez a capital russa bater recorde diário de infectados nesta sexta-feira (18) e adotar novas medidas de restrição para eventos públicos.

A cidade teve 9.056 novos casos de Covid-19 em 24 horas, o triplo do que era registrado há menos de duas semanas.

Ótica da Visão

Em meio a uma vacinação ainda lenta, autoridades fecharam uma área para torcedores de futebol, que exibia jogos da Eurocopa, e impuseram outras restrições (veja mais abaixo).

Quase 90% dos novos casos em Moscou são provocados pela variante Delta do coronavírus, segundo o prefeito da capital russa, Serguei Sobianin.

“Segundo os últimos dados que recebemos, 89,3% dos pacientes estão infectados por um coronavírus que sofreu mutação, denominado Delta, a variante indiana. É mais agressivo e se propaga mais rápido”, afirmou Sobianin.

Variante delta

A variante delta é uma das 4 cepas de preocupação global (VOCs, na sigla em inglês). As outras 3 são a alfa (antes conhecida como variante britânica), a beta (sul-africana) e a gama (brasileira ou P.1).

Nesta sexta, a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, afirmou que a variante delta tem se tornado dominante em todo o mundo.

Ela é mais contagiosa e reduz a eficácia das vacinas contra a Covid-19 e já se espalhou pelo Reino Unido, o que forçou o governo a adiar para julho a última etapa da reabertura.

Covid-19 na Rússia

O número de novos infectados e mortes por Covid-19 tem crescido não só em Moscou, mas em toda a Rússia.

O país registrou 17.262 casos e 453 óbitos nas últimas 24 horas, o maior nível de infectados desde 1º de fevereiro e o maior número de vítimas desde 18 de março, segundo dados do governo.

A piora da pandemia no país é atribuído a:

  • Uma campanha de vacinação muito lenta, devido à desconfiança dos russos em relação às vacinas desenvolvidas no país;
  • À ausência de medidas de restrição há vários meses e ao descumprimento das regras de distanciamento social e do uso de máscaras;
  • Ao surgimento de variantes mais contagiosas.

Na quinta-feira (17), a Rússia se tornou o país com mais mortes da Europa, com 128.445 vítimas fatais segundo dados do governo.

Mas a agência de estatísticas Rosstat, que aplica uma definição mais ampla de óbitos relacionados à Covid-19, contabiliza mais que o dobro disso: ao menos 270 mil mortes desde o início da pandemia.

Vacinação ainda lenta

Apesar de ser a produtora da Sputnik V, vacina contra a Covid-19 que tem sido usada em dezenas de nações, a Rússia é apenas o 13º país que mais aplicou doses no mundo, atrás da Indonésia e à frente do Canadá.

Foram administradas 33,9 milhões de vacinas até o momento, segundo dados do “Our World in Data”, projeto ligado à Universidade de Oxford. Não há estatísticas nacionais oficiais no país.

O número equivalente a 23 doses a cada 100 habitantes, número similar ao de Bulgária (23) e Japão (22) e abaixo da média mundial (32) e do Brasil (39).

Entre as nações que são referência na vacinação contra a Covid-19 e viram o número de casos e mortes despencarem estão Israel (122 doses a cada 100 habitantes), Reino Unido (107) e EUA (94). Nesses países, diversas restrições já foram retiradas, como o uso de máscaras ao ar livre.

Medidas de restrição

Em meio à explosão no número de casos, autoridades moscovitas voltaram a adotar medidas de restrição.

“Vamos suspender os grandes eventos de entretenimento durante algum tempo”, afirmou o prefeito de Moscou. “Não queria fazer, mas tenho que fazer. A partir de hoje, os eventos de entretenimento se limitam ao máximo de mil pessoas”.

Sobianin citou nominalmente a “fanzone” da Eurocopa, que fica dentro do complexo olímpico de Luzhniki.

Além disso, a prefeitura de Moscou prorrogou até 29 de junho o fechamento, nos fins de semana, dos pontos de venda de alimentos nos centros comerciais, dos zoológicos e de todas as instalações dos parques públicos, assim como de áreas infantis e instalações esportivas.

Bares e restaurantes deverão permanecer fechados das 23h às 6h.

Na quarta-feira (16), o prefeito também decretou vacinação obrigatória de todos os trabalhadores do setor de serviços em Moscou. Quase 60% deles (dois milhões de pessoas) terão de ser vacinados até 15 de agosto.

Eurocopa na Rússia

A Rússia recebe sete partidas da Eurocopa, que neste ano está sendo realizada em diversas sedes. Todos os jogos são na cidade de São Petersburgo, que também está registando uma alta no número de novos infectados.

As medidas restritivas continuam limitadas na cidade, e o uso de máscara é bastante aleatório, mesmo com a cidade recebendo dezenas de milhares de torcedores para o torneio europeu de futebol.

“Parece que as autoridades estão minimizando o perigo. Não divulgam muitas informações para não prejudicar a Eurocopa, diz Elena Yakovleva, de 50 anos, uma moradora da cidade. “Temo que a situação vá piorar depois”.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte