Fale com a gente
Gramado Presentes

Municípios

Vacinação contra a gripe é liberada para todos os públicos em Pato Bragado

Concomitante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde segue vacinando os grupos prioritários e a população sem comorbidades contra a Covid-19

Publicado

em

| Foto: Marili Koehler |
Gramado Presentes

A partir desta segunda-feira (28) toda a população acima de seis meses de idade pode ser vacinada contra a gripe (Influenza), no Centro de Saúde Albino Edvino Fritzen de Pato Bragado.

A única contraindicação para não receber o imunizante é para quem recebeu a vacina contra a Covid-19, nos últimos 14 dias.

Charles Pinturas

Desde o início da campanha, o município aplicou 1.595 doses contra a Influenza e a vacinação segue enquanto durar o estoque, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Concomitante a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, ocorre a vacinação contra a Covid-19, e a Secretaria Municipal de Saúde segue imunizando os grupos prioritários e a população sem comorbidades.

No momento o município conta com doses para as gestantes e puérperas com ou sem comorbidades, idosos acima de 60 anos de idade, pessoas vivendo com comorbidades, trabalhadores da educação básica, trabalhadores e profissionais da saúde, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. Também está no aguardo de mais doses para os trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos que estão parcialmente imunizados.

A vacinação ocorre de forma gradativa, conforme a entrega de imunobiológicos pelo Ministério da Saúde. São quatro laboratórios autorizados pela Anvisa, porém cada qual é denominado para os determinados grupos.

RESGUARDO

Assim como o Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde está buscando resguardar a população de doenças que possam impactar o sistema imunológico. “A gripe e a Covid-19 são infecções respiratórias causadas por vírus transmitidos pelo contato respiratório e têm quadros muito parecidos no início, como tosse, dores no corpo e febre. Por esse motivo, tudo o que pudermos fazer para diminuir a incidência dessas doenças, como as vacinas, ajuda a desafogar a rede de saúde que já está bastante comprometida com a pandemia”, explica o vice-prefeito, secretário de Saúde, John Nodari.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para a vacinação dos grupos prioritários contra a Covid-19, o indivíduo deve portar documentação comprobatória. Pede-se para quem se encaixa em algum grupo, que compareça na sala de imunização para a entrega da documentação e o agendamento da aplicação da dose.

Para a população geral, a Secretaria de Saúde está vacinando as pessoas com 54 anos ou mais. Estas são chamadas pessoalmente por intermédio de suas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) ou via telefone.

Para as pessoas de 55 anos ou mais que ainda não foram contatadas, pede-se que entrem em contato pelo telefone (45) 3282-1396.

A sala de imunização funciona no período da manhã entre 8 e 11horas e no período da tarde entre 14 e 17 horas.

A pessoa deve portar CPF, RG e a caderneta de vacinas.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte